Educação – Alunos vão à feira e vivenciam na prática as aulas sobre Alimentação Saudável

Este ano, a prefeita Teresa Surita lançou o novo Currículo da Educação Infantil, base que norteia hoje as aulas das turmas maternais e pré-escola da rede municipal. Seguindo a proposta, a Escola Municipal Socorro Brandão, do Conjunto Cidadão, nesta sexta-feira, 23, levou as turmas do 2º período para vivenciarem na prática o que aprenderam em sala de aula sobre o tema Alimentação Saudável.

A criançada deixou a sala de aula para ir às compras na feira do Conjunto Cidadão. Lá eles conheceram a diversidade de frutas, hortaliças, raízes, plantas medicinais, peixes, galinha caipira e muito mais. O conteúdo de matemática também foi aplicado no momento em que as crianças pediam o preço, compravam os produtos e recebiam o troco. Depois retornaram à escola para a degustação.

As alunas Débora Raposo e Mayla Silva, do 2º período A, era só alegria durante as aulas na feira, mesmo sob o forte calor que fazia no momento. Para a coordenadora pedagógica, Luciene de Oliveira Paula, a atividade está contemplando uma das temáticas do mêsde agosto, seguindo a nova proposta curricular.

“Realmente a nova proposta tem feito muita diferença na vida das nossas crianças. Este ano, estamos trabalhando ainda mais focados e de acordo com o currículo. Faz com que nos aprofundemos mais na temática. Até  porque sabemos que a nova proposta é o lúdico, a criança é protagonista e hoje vivenciaram o protagonismo dentro de um evento como esse que é visitar a feira do bairro”, declarou.

A professora Albertina Mucajá, explicou que o livro “Pé de Brincadeira”, é o que está sendo estudado em todas as turmas do segundo período no momento, e está dentro das diretrizes do Base Nacional Comum Curricular. Cada escola ou educador tem a liberdade de trabalhar o conteúdo da forma mais interessante para fixar a aprendizagem.

“A atividade de hoje é uma continuação da sala de aula. As crianças no dia a dia delas vinham trabalhando as frutas, as hortaliças. Eles saem da teoria da sala de aula, e quando vão à feira elas começam a visualizar o produto que elas consomem, tem um preço, variedades, conhecem o produtor. Essa atividade além de trabalhar a alimentação saudável as crianças contextualizam a matemática com o dinheiro que levaram”, declarou.