Falta de manutenção de máquina pode prejudicar pacientes com câncer

Na etiqueta presente no aparelho do setor oncológico, é possível ver que a última manutenção foi em março deste ano (Foto: Divulgação)
Na etiqueta presente no aparelho do setor oncológico, é possível ver que a última manutenção foi em março deste ano (Foto: Divulgação)

As duas cabines de segurança biológica (CBS) utilizadas no laboratório e no setor de oncologia do Hospital Geral de Roraima (HGR) estariam com suas calibrações e certificações vencidas desde o mês de setembro deste ano. Segundo uma denúncia enviada para a reportagem da Folha, esta situação apresenta riscos de contaminações aos servidores que realizam o manuseio dos aparelhos.

Também conhecidas como ‘Capelas’, as cabines são responsáveis pela proteção, tanto das amostras quanto dos usuários. Devido à pressão negativa, ela também evita a fuga do ar contaminado para o ambiente, o que a torna indicada para a manipulação de materiais como os oncológicos, quimioterápicos e medicamentos.

De acordo com o Ministério da Saúde, os resultados precisos só podem ser assegurados quando a manutenção preventiva e calibração são realizadas nestes equipamentos de teste. Além disso, a calibração deve ser efetuada regularmente de acordo com as instruções do fabricante.

É possível visualizar na imagem enviada para a nossa reportagem, que a última calibragem foi feita em março deste ano. Portanto, nesta quinta-feira, dia 7, já serão oito meses desde a última manutenção.

Conforme relatou o denunciante que preferiu manter sua identidade em sigilo, a capela do laboratório é usada para a verificação dos exames de tuberculose, malária, febre amarela e até HIV, por meio de lâminas com amostras de sangue. Já na máquina utilizada na oncologia, são manipulados os remédios destinados aos pacientes com câncer.

“A coordenadora do setor de urgência e emergência da Sesau já está ciente deste fato por ofícios enviados pelo setor de oncologia do próprio HGR, mas não providenciou, até o momento, nenhuma solução para esta situação de risco real para todos os usuários destes aparelhos”, afirma o denunciante.

OUTRO LADO – Por meio da sua assessoria de imprensa, a Sesau informou em nota que está aberto um processo para a realização de serviço de calibração para capelas de fluxo laminar do LACEN-RR (Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima), LAPER (Laboratório de Patologia de Roraima), Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) e HGR (Hospital Geral de Roraima). Acrescentou ao final que os trabalhos devem ser iniciados nos próximos dias.