1ª Infância – Teresa entrega equipamentos e aumenta alcance de visitadores em Boa Vista

Com o objetivo de ampliar o alcance do Programa de Visitação Domiciliar em Boa Vista, a prefeita Teresa Surita entregou nessa sexta-feira, 17, bicicletas e material de trabalho para os visitadores e motocicletas para os Centros de Referência em Assistência Social (Cras). A cerimônia de entrega foi na Praça Fabio Marques Paracat.

Foram entregues 100 bicicletas para auxiliar o transporte dos visitadores, nove motos para o trabalho administrativo nos Cras e kits para os visitadores contendo camiseta, boné, protetor solar, prancheta e garrafinha de água. Na ocasião, também foram apresentados 45 novos visitadores, aumentando a equipe para 105 profissionais.

O evento contou com a presença dos visitadores, de representantes de entidades ligadas a questões humanitárias como: AVSI Brasil, que atua na melhoria das condições de vida de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade, e Fundação Bernard Van Leer, parceira da Prefeitura de Boa Vista. Além do vice-prefeito, Arthur Henrique, e vereadores.

A prefeita Teresa Surita destacou a importância do uso das bicicletas no trabalho desenvolvido pelos visitadores. “É uma forma diferente de você usar a cidade, a ciclovia e chegar aos locais [de atendimento]. É uma forma moderna de fazer esta visitação, dentro do programa Família que Acolhe, com mais qualidade. Vamos dobrar o número de atendimento agora, com um modelo diferenciado” disse.

A cada ano, o Família que Acolhe aumenta o número de atendimentos da Visitação Domiciliar. Em 2017, quando iniciou a visitação, eram atendidos nove bairros, hoje a prefeitura atende 35. O número de famílias saltou de 16 para 1.207. Outras 650 famílias são atendidas nos Cras. Com os novos investimentos, até o final deste ano, a expectativa é abranger todos os bairros e chegar a três mil famílias atendidas. A visitação ocorre a cada 15 dias.

“A prefeitura tem investido não só na população, mas, em nós como visitadoras. Com capacitação e ferramentas de trabalho. Isso faz com que a gente atenda nossas beneficiárias com mais qualidade e com melhor desempenho e conseguimos chegar nas casas onde, muitas vezes, um carro não consegue chegar” explicou Ana Paula Duarte, visitadora.

Boa Vista, a capital da Primeira infância

A prefeitura iniciou a política de cuidados com a primeira infância em 2013, ao criar o programa Família que Acolhe, hoje referência no Brasil e no mundo. Com foco no desenvolvimento infantil, o FQA integrou os serviços nas áreas de saúde, educação, gestão social para mulheres e crianças, da gestação até os seis primeiros anos de vida.

O atendimento foi ampliado com a implantação do Programa de Visitação Domiciliar em 2017, que aplica a metodologia jamaicana de fortalecimento parental e desenvolvimento infantil. Com brinquedos recicláveis, as crianças são estimuladas a desenvolver habilidades cognitivas e motoras e fortalecer o vínculo entre pais e filhos.

Esses e outros investimentos transformaram Boa Vista na Capital da Primeira Infância. A cidade virou um campo de pesquisa e a primeira do Brasil a desenvolver esta técnica. A USP está acompanhando as visitas para futuramente avaliar os impactos positivos na vida das crianças assistidas.

Para Fabrizio Pellicelli, presidente da AVSI Brasil, Boa Vista é uma cidade que busca o bem de toda população. “Uma coisa que marcou e estou contando a todo mundo é que Boa Vista é um exemplo, realmente, um modelo não só no tema da criança, mas em muitos aspectos, como espaços urbanos e a beleza um espaço acolhedor” avaliou.