Yanomami de 15 anos dá entrada no HGR com suspeita de Coronavírus

Um adolescente indígena de 15 anos deu entrada no Hospital Geral de Roraima (HGR) nesta sexta-feira (3) com suspeita do novo Coronavírus. O paciente apresenta quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A informação foi confirmada por fontes da FolhaBV da DSEI Yanomami.

Diante dos sintomas, foi coletada amostra para exame de COVID-19 e outras doenças. A informação também foi repassada pelo professor Anselmo Xiropino, que pertence à Associação dos Povos Yanomami de Roraima, onde publicou nota em rede social.

“Informo que diante dos rumores de um caso de coronavírus em um indígena yanomami do polo base Uraricoera localizado no município de Alto Alegre, o DSEI Yanomami vem aqui esclarecer que trata-se de um caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), onde o paciente encontra-se na UTI do HGR desde a data de sua internação (03.04.2020). A equipe de Vigilância Epidemiológica do DSEI Y está acompanhando o caso e como determina o protocolo, foi coletada amostra para análise de exame, na qual contemplará exame para o COVID-19 dentre outros, com o prazo de sair o resultado até 72h a contar da data da coleta. Vale ressaltar que assim que sair o resultado das amostras, estaremos informando aos interessados. Diante disso, nos colocamos a disposição para dúvidas e esclarecimentos”, disse o professor.

SESAU – A Secretaria de Saúde (Sesau), por meio do Hospital Geral de Roraima (HGR), informa que o paciente indígena, de 15 anos, internado na sexta-feira, 3, com sintomas compatíveis com a infecção pelo novo coronavírus, permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Ressalta que o prazo para liberação do resultado do exame confirmatório da Covid-19 é de, em média, 48 horas, portanto, ele prossegue como caso suspeito.

Informações – Folha de Boa Vista – Fotos – Getty Images