Casos de coronavírus em Roraima superam números de leitos de UTI

Os Estados de Roraima, Amazonas, Ceará e Amapá já registram mais casos do que o número de leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), essenciais para dar suporte a pessoas com casos graves de coronavírus. Roraima já tem 83 casos e apenas 25 leitos a uma população estimada em 600 mil habitantes.

Os outros estados, também mostram situações intrigantes. Amazonas tem 899 casos confirmados de coronavírus e apenas 264 vagas de UTI. Amapá tem 128 casos, para 46 leitos. Ceará tem 1425 casos, quase o dobro dos 802 leitos. Em termos comparativos, São Paulo tem 7480 casos, representando quase 90% 8.395 leitos de UTI.

Em Roraima, o Governo anunciou a contratação de 40 novos leitos de UTI no Hospital Lotty Iris e no Hospital da Mulher. Mas até agora, nada foi feito. Com base em estatísticas internacionais, cerca de 80% das pessoas que se contaminarem poderão apresentar sintomas leves, alcançando a recuperação em até 15 dias. Outras 15% poderão apresentar quadro grave, enquanto cerca de 5% poderá ficar em estado gravíssimo, necessitando de internação hospitalar em UTI.

Além disso, há dez anos os roraimenses aguardam a inauguração do bloco anexo do Hospital Geral de Roraima (HGR), que ainda se encontra em fase de acabamento. Teve início no governo de José de Anchieta (já morto) e já passou pelos governos de Chico Rodrigues, Suely Campos e estagnou na gestão de Antônio Denarium. Se funcionar, vai contar com 40 leitos de UTI, 120 leitos de internação e 10 novas salas de cirurgia, além de enfermarias e demais dependências de atendimento ao público.