“Governador brinca com a saúde de Roraima”, diz vice-governador

O vice-governador Frutuoso Lins (SD) criticou Antonio Denarium (PSL) pela postura adotada frente à pandemia. Em entrevista à reportagem, ele se pronunciou ainda sobre o termo que isenta a Cooperativa Brasileira de Serviços Múltiplos de Saúde (Coopebras) e o governo em caso de contaminação dos profissionais.

“Ele [Antonio Denarium] fica brincando e tirando fotos com os EPIs [Equipamentos de Proteção Individual], que primeiro chegam ao Palácio Senador Hélio Campos para as selfies. É brincar com a saúde pública do estado de Roraima”, criticou.

Na manhã de quarta-feira (15), um documento emitido pela Coopebras pretende fazer com que médicos assumam o risco de contaminação por coronavírus. A medida foi duramente criticada pela classe e por órgãos de fiscalização. A entidade justificou que o documento vazou antes de ser finalizado.

O médico ginecologista relatou que ao receber a imagem do termo de responsabilidade, sentiu que a gestão não está preocupada com as pessoas, nem com os profissionais de saúde.

Frutuoso destacou que a cooperativa emitiu nota de esclarecimento somente apóso documento repercutir nas redes sociais. “A pressão foi muito grande, mas na verdade eles pensaram em fazer isso”, acrescentou.

“Me assusta, pois a direção deveria ser no sentido de cuidar e dar amparo a esses profissionais que estão se doando por todos nós e não simplesmente soltá-los à própria sorte, quando estiverem contaminados com Covid-19”, complementou.

O vice-governador relembrou que há diversas denúncias sobre a falta de EPIs e estrutura precária nas unidades de saúde. Por isso, lamentava o período de campanha política.

SERVIDORES

Frutuoso enfatizou que o documento não especifica idade e nem aqueles profissionais que estão dentro do grupo de risco. Já a cooperativa informou que apenas seis dos mais de 600 médicos cooperativados se encaixam no grupo de risco que assinaria.

“Se fosse àqueles acima de 60 anos, que tivesse no documento. Me parece que estão remediando o objetivo de largar o médico à própria sorte, assim como o governador largou os profissionais de enfermagem, quando prometeu algo e não cumpriu. Isso me deixa estarrecido e causa um sentimento de desumanidade imensa”, comentou.

O vice-governador informou que estuda a possibilidade de formalizar uma denúncia no Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), para que haja uma investigação sobre o documento emitido pela Coopebras.

“Isso é inadmissível em uma pandemia. Gostaria que o governador parasse de brincar com a saúde das pessoas e assumisse o papel de responsabilidade frente à saúde de Roraima, que vive uma situação de calamidade pública. Que saia do Facebook e trabalhe”, encerrou.

Informações: Roraima em Tempo – Foto: Divulgação