A Prefeitura de Boa Vista inicia nesta quinta-feira (16) a segunda fase da campanha de vacinação contra a Influenza (gripe), que vai até o dia 8 de maio. O Ministério da Saúde fez algumas alterações em relação aos grupos prioritários e é importante que todos fiquem atentos a isso e compareçam às unidades básicas de saúde na data estabelecida, para evitar aglomerações.
Os professores que estavam nesta segunda fase agora vão para a última, devido a inserção do grupo de caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e rodoviários e portuários. Também foram transferidos da terceira para segunda fase a população indígena, adolescentes e jovens (12 a 21 anos de idade) sob medidas sócio educativas, a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Quem pode e deve receber a vacina nesta segunda fase – Profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais; funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade; caminhoneiros , motoristas de transporte coletivo, rodoviários e portuários e indígenas.
Vacina de rotina – A partir desta quinta-feira a vacinação de rotina deve ser retomada. A medida foi tomada para reduzir o contato de pais e crianças com idosos, que são as pessoas que mais vêm apresentando complicações devido à Covid-19 e que foram público-alvo da primeira fase da campanha. São consideradas de rotina as doses de tetravalente, poliomielite, tríplice viral, hepatite, febre amarela e outras.
Terceira fase – A terceira fase está prevista para se iniciar no dia 9 de maio, com término ao dia 22. O grupo que deve receber a vacina nessa etapa são: professores de escolas públicas e particulares, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas. Foram incluídos esse ano no grupo os adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.
Cobertura – Até o momento foram aplicadas no total geral 21.216 doses da vacina. Os idosos ultrapassam a meta de 90%, com 98,53%, 15.157 vacinados. Trabalhadores da saúde está com 53,49%, 5.474 vacinados até o momento. Os idosos que ainda não receberam a vacina podem se dirigir até uma unidade básica de saúde, mesmo com a finalização da primeira fase.
Orientações – É preciso levar o cartão de vacina para atualização. Aqueles que não tiverem, será disponibilizado no local. Outra recomendação é que evitem aglomerações, se tiver resfriado não saia de casa, vá somente quando estiver melhor.