Jorge Everton visita Sesau para fiscalizar processo de compra de respiradores

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada para investigar possíveis irregularidades na área da Saúde, junto com outros deputados estaduais, visitam na manhã desta segunda-feira (4) a sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Participam da diligência oito deputados: Jorge Everton (MDB), Coronel Chagas (PRTB), Evangelista Siqueira (PT), Nilton do Sindpol (Patri), Renato Silva (Republicados), Yonne Pedroso (SD), Jânio Xingu (PSB) e Betânia Almeida (PV).

O motivo da visita foi a compra, sem licitação, de respiradores no valor de R$ 6,4 milhões para a Saúde. O pagamento foi antecipado, mas a empresa não forneceu os equipamentos no prazo estabelecido. O resultado foi a exoneração do secretário Francisco Monteiro.

Além disso, o grupo também busca por cópias de contratos referentes a compras com indícios de superfaturamento. Mais de 20 processos serão levados para análise. Segundo a Sesau, cerca de 90% do que pede a CPI já estão digitalizados e serão entregues ainda hoje. O restante, amanhã.

De acordo com o deputado Estadual Jorge Everton, o parlamentar recebeu diversas denúncias sobre processos licitatórios e indenizatórios da Sesau, “Iremos analisar tudo. Sobre a compra dos respiradores com pagamento adiantado e sem licitação, precisamos do processo para saber se tem alguma ordem de pagamento utilizando a senha do governador de Roraima ou se tem alguma ordem que ele demandou. Somente a investigação vai dizer e a nossa população precisa de uma resposta imediata. O trabalho segue”, escreveu o deputado em uma rede social