Justiça põe fim ao descaso de Denarium com a Saúde em Boa Vista

A Justiça de Roraima confirmou o que a prefeita Teresa Surita (MSB) dizia há algum tempo. O governador Antonio Denarium (sem partido) não repassava os testes e medicamentos da Covid-19 para a prejudicar o trabalho da Prefeitura de Boa Vista. Enquanto faltavam testes em decorrência da atitude do Governo, Denarium, por outro lado, mandava asseclas atacarem a prefeita nas redes sociais, cobrando medicamentos e testes que ele mesmo não enviava. Postura sórdida contra a população de Boa Vista que ajudou a eleger o governador. Ao irar a politicagem na prefeita, Denarium atingia o boa-vistense. Mas ontem, o juiz Phillip Barbieux terminou com esse jogo malvado. Ordenou, imediatamente, em liminar, a entrega não só dos testes e medicamentos solicitados, bem como a remessa de 70% do que for enviado pelo Ministério da Saúde para atender a capital, que abriga 70% da população do estado. Realmente não precisava ter chegado a isso, mas como disse o vice-governador Frutuoso Lins (SD), Denarium não tem coração.

CARONA

Como não poderia deixar de ser, depois de o Exército ter construído parcerias com o Hospital Sírio Libanês, com o Movimento Todos pela Saúde, com o banco Itaú e com o Ministério da Saúde, surgem agora os chamados “papagaios de pirata”, aqueles que tentam pegar carona no trabalho dos outros. O Governo do Estado, através de Denarium, de Jalser Renier (SD) e do novo secretário Marcelo Lopes estão prometendo tudo que não fizeram em três meses. A incompetência da atual gestão custou a vida de muitos roraimenses. A cobrança para que o Estado cumpra as obrigações deve continuar com firmeza. Ainda faltam os profissionais que o Estado se comprometeu a ceder.

REPROVADO

Foi divulgado nesta segunda-feira (8) o ranking dos Estados e como estão se saindo no combate ao coronavírus. O levantamento foi feito em todo o país e analisou os procedimentos que competem às gestões estaduais. Os três melhores foram Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Amapá. O levantamento mostra também os três piores: Rio de Janeiro, Pará e Roraima. Como não poderia deixar de ser, mais uma vez o Estado é colocado de forma deprimente nas comparações nacionais. Só para lembrar, Antonio Denarium já foi também considerado o segundo pior governador do país. E ainda tem gente neste Governo que insiste em afirmar que Roraima está Cada Dia Melhor. Que vergonha!

NOVO ESCÂNDALO

O Governo do Estado está atuando de forma irresponsável no processo de ocupação de terras públicas em Roraima. As informações que circulam são de que o potencial desse novo escândalo vai terminar de derrubar os alicerces do governo Denarium. Muito interessado no assunto terras de Roraima, o governador não está agindo com cuidado. Da forma como está sendo feito, vários crimes federais estão acontecendo e, em breve, precisarão ser investigados. O patrimônio de Roraima está passando sorrateiramente para as mãos de alguns poderosos do Estado. Logo, logo o Iteraima vai ferver.

RAPIDINHO

– Até lá? O governador Antonio Denarium não só atrapalha e cria problemas no Estado de Roraima. Ontem, em matérias nacionais, o Ministério da Saúde acusou o Estado de ter atrapalhado a divulgação do número de óbitos pelo coronavírus registrados no país. A incompetência desse Governo já ultrapassou as fronteiras de Roraima.

– Força: A deputada Betânia Almeida (PV), que é muito corajosa e de firmeza na defesa da população, é a mais nova integrante da CPI da Saúde. Ela substituiu o deputado Soldado Sampaio que assumiu a Casa Civil do governo Denarium. Betânia é mais uma esperança de que as investigações vão continuar e os responsáveis pagarão pelos crimes cometidos contra a Saúde do povo de Roraima. Vamos acompanhar!

– Crime: o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está sendo acusado de maquiar o número de mortos pela Covid-19 nos últimos dias. Há muita discussão no país, de que isso seria crime. Aqui em Roraima começa a surgir a desconfiança de que o governo Denarium estaria agindo do mesmo modo. Esconder o número de óbitos não resolve o problema da população e nem ajuda a enfrentar o vírus. A transparência dos dados é fundamental para planejar melhor as ações. Roraima precisa saber da verdade e o Ministério Público tem que atuar para defender a população.

– Indignado: o Conselho Regional de Medicina emitiu posição de indignação com o Governo do Estado e cobrou com firmeza as ações que devem ser cumpridas pelo governador. O Conselho defendeu a ação heroica dos médicos que estão na linha de frente do combate à pandemia, adoecendo e lutando com falta de condições para atender com qualidade a população. Já faz mais de um mês que a presidente do CRM anunciou que o Hospital Geral de Roraima não tinha mais condições de atender aos pacientes e nada foi feito. Ontem, ambulâncias do Samu estavam paradas no pátio do HGR sem poder desembarcar os pacientes para tratamento. Não havia mais lugar nem nos corredores do Hospital. E o Governo entregando a saúde pública nas mãos de deputados.

– Descobriu: só neste último fim de semana é que o governador Antonio Denarium descobriu que existe um prédio enorme ali, ligado ao HGR. Pegou seus apaniguados e foi visitar o local. Encontraram um prédio majestoso, com vários andares prontos que poderiam estar abrigando 120 leitos novos, 40 leitos de UTI e dez salas de cirurgia. O investimento foi de R$ 35 milhões, liberados no final do governo de Chico Rodrigues (DEM), pelo então senador Romero Jucá (MDB), junto ao BNDES. A obra ficou pronta no governo de Suely Campos, mas até hoje não entrou em funcionamento. Na crise de saúde que Roraima vive, esse anexo seria uma benção para a população e salvaria muitas vidas. Se mexe, Denarium!

– Batata Assando: a Polícia Federal está realizando operações de combate aos desvios do dinheiro para enfrentamento da pandemia em diversos Estados brasileiros. Na semana passada, a operação chegou em Santa Catarina. Lá, foram presos empresários e o ex-chefe da Casa Civil do governo catarinense. A acusação foi por desvio de dinheiro na compra de respiradores e pagamento antecipado da corrupção. Pelo visto, tem batata assando em Roraima.

– OAB: em todo o país, a Ordem dos Advogados do Brasil tem tido um papel decisivo na defesa da população e no combate à corrupção. Aqui em Roraima, o silêncio da Ordem tem sido sepulcral. Não se ouviu a voz, nem se viu a presença da renomada OAB em nada que pudesse defender os roraimenses dos absurdos da saúde pública que têm ocorrido. A voz da OAB é de fundamental importância na defesa da sociedade.

– Eleições: com todas as atenções voltadas para o combate à Covid-19, o tema eleições vai ficando completamente de lado, mas o calendário segue avançando. Não há clima para a discussão política e muito menos campanha eleitoral. O quadro da saúde pública também não está definido. Uma certeza já se apresenta no Tribunal Superior Eleitoral: o primeiro turno das eleições municipais não será no dia 4 de outubro. Procura-se uma data em que o pleito possa ocorrer com segurança para a população.

Informações: Roraima em Tempo – Foto: Edinaldo Morais