MANOBRA – Um dia antes de reabertura, HGR tinha 138 leitos. Hoje tem 67

O joguete político tem deixado os roraimenses à mercê do caos na saúde estadual. Um bom exemplo disso é a quantidade de leitos de UTI disponíveis à população no Hospital Geral de Roraima, que um dia antes da reabertura do comércio na capital (20 de julho) contava com 138 leitos clínicos e hoje estão disponíveis apenas 67. As informações são dos próprios boletins do Governo do Estado.

A manobra já foi denunciada no último dia 30 pelo jornalista Bruno Perez, que segundo fontes, revelou que 50 leitos do HGR foram colocados para manutenção sem necessidade. Além disso, centenas de respiradores adquiridos pela Sesau encontrava-se embalados sem nunca terem sido utilizados.

O ato revela as aspirações políticas do grupo do ‘mal’, comandado por corruptos, visando aumentar, propositalmente, a taxa de ocupação do HGR e inviabilizar a retomada da economia, prejudicando o município e empresários. A 2ª etapa da reabertura estava prevista para acontecer na segunda-feira, 3, porém, devido a manobra fraudulenta, a taxa de ocupação de leitos de UTI elevou-se para 71,7%.

Se a taxa se mantiver abaixo dos 70%, em 15 dias a prefeitura dará prosseguimento ao plano de reabertura, cuja 3ª etapa deve englobar espaços de eventos e festas, cinemas, teatros e auditórios.

O dado foi apresentado pela prefeita Teresa Surita durante a coletiva de lançamento da 2ª etapa do Plano de Reabertura da Economia, justificado pela queda na taxa de ocupação dos leitos de UTI, atualmente em 58%, além do aumento nos leitos de UTI do Hospital de Campanha.