Projeto Bovinocultura – Prefeitura entrega insumos para incentivar a agropecuária na área indígena

A Prefeitura de Boa Vista entregou nesta sexta-feira, 7, insumos para o manejo do rebanho bovino das 16 comunidades indígenas do município, que ficam localizadas no Baixo São Marcos e Terra Indígena Serra da Moça. A entrega aconteceu na comunidade de Campo Alegre.

As comunidades receberam sal mineral, sal branco, cocho, vermífugo, arame liso, mata bicheira, pomada. A ação faz parte do Projeto Bovinocultura desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas.

O projeto teve início em 2018, quando as 16 comunidades indígenas receberam 777 cabeças de gado e insumos, por meio de uma parceria com ex-senador Romero Jucá, que viabilizou os recursos para a execução do projeto. O objetivo é incentivar a agropecuária na região e a geração de renda.

“Hoje, o compromisso da gestão é de manter esse serviço de assistência técnica para as comunidades indígenas. Estamos numa segunda etapa, entregando mais insumos para continuar esse trabalho de cultura de bovinos. Entregando materiais para cuidar da saúde do gado e manter esse trabalho tão importante que beneficia 3,5 mil indígenas, trazendo renda, para que eles possam se sustentar e ter uma qualidade de vida melhor”, destacou o vice-prefeito Arthur Henrique Machado.

Vice-prefeito Arthur Henrique: “Entregando materiais para cuidar da saúde do gado e manter esse trabalho tão importante que beneficia 3,5 mil indígenas, trazendo renda, para que eles possam se sustentar e ter uma qualidade de vida melhor”

O primeiro tuxaua da comunidade Campo Alegre, Alquino Pereira, agradeceu o apoio às comunidades, fortalecendo a agricultura e promovendo o desenvolvimento na área indígena por meio da geração de renda.

“Ela [Teresa] sempre olhou para as comunidades indígenas. Agradecemos muito a ela na parte da agricultura, dos bovinos. Com o apoio dela, os maquinários estão todos equipados, isso é muito bom. Estamos também aprendendo a plantar, não na enxada, mas na terra mecanizada”, disse o tuxaua.

As ações da Prefeitura de Boa Vista já mudaram a vida de muita gente. Nas comunidades indígenas não seria diferente. O líder da prefeita Teresa na Câmara Municipal de Boa Vista, vereador Zélio Mota, destacou que a gestão investe cada vez mais em projetos que reafirmam o compromisso com desenvolvimento das comunidades.

“É um projeto muito importante em virtude do apoio técnico que a Secretaria de Agricultura vem desenvolvendo. O fortalecimento dos povos indígenas, visando a renda, a melhoria da alimentação. O desenvolvimento tanto na questão agrícola, quanto na questão da produção animal, é uma política pública muito importante para os povos indígenas”, destacou.