Fake – Vereador se precipita e aponta fraude em licitação que nem foi concluída

O vereador por Boa Vista, Linoberg Almeida, publicou mais uma notícia falsa nas suas redes sociais, acusando a Prefeitura de Boa Vista de ter fraudado uma licitação de compra de águas para Secretaria Municipal de Educação.

Na acusação, Linoberg afirma que a prefeitura privilegiou uma empresa que teria ofertado um valor maior do que outras duas que participavam do pregão eletrônico. O que o vereador não teve o cuidado de averiguar é que as três empresas participantes foram desclassificadas e a licitação foi fracassada, ou seja, não houve fraude, tampouco direcionamento de empresas.

“Concorrentes, menores valores e logo o valor 300% mais caro levou”, escreveu, sem se aprofundar na investigação e acusando indiretamente e injustamente servidores do município de terem favorecido uma empresa em detrimento das outras.

A atitude afoita e desesperada de Linoberg, em uma tentativa de se manter vivo na política, fez com que o parlamentar fosse motivo de chacota entre vereadores e seguidores. “Esse vereador só gosta de aparecer reclamando das coisas, acusando todo mundo de ser corrupto. Com esse ar de superioridade dele, ele não vai longe”, escreveu um internauta.

De acordo com investigação no portal de licitações, duas empresas foram desclassificadas por não apresentarem a marca dos produtos. A terceira empresa foi desclassificada por não apresentar sua proposta de preço já ajustada no prazo de 2 horas. Licitação [nº 845900] e Lote [nº 1]

Infelizmente nas redes sociais quem tem dedo escreve o que quer, assim como quem tem boca fala o que quer. Mas é preciso ter o mínimo de responsabilidade e se aprofundar nas investigações para evitar acusações levianas. Falar que algo tem indícios de irregularidades sem provar é crime.

Veja a fake news que o vereador publicou:

Veja agora o resultado “fracassado” da licitação e os motivos:

Todas essas informações são públicas e estão disponíveis nos portais da transparência do município e de licitações.