“Boa Vista sempre avançou com o orçamento que enviamos. Inaceitável e mesquinho”, afirma Teresa sobre atraso na LOA

A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, utilizou novamente as redes sociais nesta quinta-feira, 14, para se manifestar quanto ao atraso na aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) pelos atuais vereadores da Câmara Municipal.

“Fui prefeita e construí uma Boa Vista que tds se orgulham. Agora como cidadã, sei como é perigoso pra Boa Vista o que está acontecendo na Câmara de Vereadores. Vereadores confinados, reuniões na assembleia e no palácio, benefícios individuais”, escreveu em sua conta do twitter.

Teresa explicou ainda algumas das consequências da não aprovação da LOA. “Não votar a LOA significa que as pessoas serão prejudicadas, é não ter merenda, remédio, uma vez que o prefeito @arthurboavista fica impedido de trabalhar. Está claro a politicagem atrás disso que só prejudica as pessoas com esse jogo baixo”, afirmou.

Segundo a Prefeitura de Boa Vista, a LOA foi enviada à Câmara em setembro de 2020 e, apesar das inúmeras tentativas de votação, muitos vereadores que não foram reeleitos e até os reeleitos se negaram a comparecer às sessões para apreciar a matéria, inclusive o atual presidente Genilson Costa (SD), prejudicando o início dos trabalhos da atual gestão do prefeito Arthur Henrique.

Ainda de acordo com a ex-prefeita, essa manobra dos vereadores visa as eleições estaduais de 2022. “Boa Vista sempre avançou com o orçamento q enviamos. O q vejo é um grupo alienado da realidade, por motivos políticos, atrapalhar o trabalho do @arthurboavista visando 2022. Atrapalhando o crescimento da cidade. Inaceitável e mesquinho! A população de Boa Vista merece respeito!”, finalizou Teresa.

Protestos e notas na imprensa

A manobra política do presidente da Câmara, Genilson Costa, do mesmo partido do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Jalser Renier, já rendeu protestos na frente da Câmara, notas de repúdio na imprensa, pedidos de votação por parte de Federações e empresários.

Posicionamento da Prefeitura de Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista esclarece que, caso a Lei Orçamentária Anual (LOA) deixe de ser aprovada pelos vereadores, todos os serviços públicos, inclusive os essenciais, serão prejudicados.

Também poderá haver prejuízos nos pagamentos dos salários dos servidores públicos e de prestadores de serviços.
O funcionamento dos postos de saúde, da coleta de lixo, limpeza urbana, dentre outros, também poderá ser comprometido.

Neste ato, a Prefeitura pede, mais uma vez, que o presidente da Câmara Municipal, vereador Genilson Costa, tenha a sensibilidade de pôr em votação a Lei Orçamentária e que os demais vereadores a aprovem, garantindo a manutenção do funcionamento de todos os serviços do município, em benefício da população de Boa Vista.

Acreditamos que todos os 23 vereadores tenham compromisso com a cidade e irão aprovar o mais breve possível a LOA.