Campo Experimental 2021 – Prefeitura inicia cultivo para geração de informações aos produtores agrícolas em Boa vista

Serão implantadas cultivares de milho, soja, sorgo boliviano, capim e girassol em 3 hectares de terra

A Prefeitura de Boa Vista iniciou o plantio de cultivares na nova área destinada ao Campo Experimental 2021, localizada no Centro de Difusão e Tecnologia (CDT), no Bom Intento, zona rural da capital. Serão implantadas cultivares de milho, soja, sorgo boliviano, capim e girassol em 3 hectares de terra.

O Campo Experimental foi implantado em 2018 em Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas. O objetivo é buscar informações acerca de variedades de cultivares com maior resistência às pragas e doenças e também sobre destaque em produtividade.

O número de cultivares em área de plantio será: 33 cultivares de milho, 32 cultivares de soja, quatro tipos de capim, além do sorgo e girassol. O secretário de agricultura e assuntos indígenas, Guilherme Adjuto, explicou que, com o início do plantio, a previsão para visitação é o mês de julho. Ele ressaltou ainda que a colheita do milho está prevista para outubro, já a colheita da soja, a previsão é para o mês setembro.

“Através do Campo Experimental vamos mostrar os cultivares, milho e soja principalmente, que mais vão se adaptar as condições climáticas de Roraima, e que consequentemente ofereçam maior produtividade. Este ano temos várias sementes que já foram plantadas em 2019 e 2020, agora vamos ter mais um ano com esses cultivares e assim confirmar a plena adaptação”, disse Guilherme.

Os materiais utilizados no campo são fornecidos por grandes empresas multinacionais do ramo de melhoramento genético de sementes, fertilizantes e insumos biológicos, que manifestam interesse em testar a adaptabilidade destes materiais em Boa Vista. Ao final do experimento, haverá o compartilhamento das informações em um banco de dados consolidado que possibilitará maior ao produtor maior assertividade na escolha de sementes mais produtivas.