Em entrevista concedida nesta quinta-feira (20) à Rádio Equatorial, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, prestou contas à população a respeito das ações que sua gestão vem desenvolvendo. Entre os temas abordados estava a manobra da mesa diretora da Câmara Municipal, que nesta quarta-feira (19) retirou de votação projetos importantes que beneficiariam a cidade, como a concessão de descontos no IPTU e o aumento do valor das bolsas pagas aos projetos sociais.
Os projetos de lei foram encaminhados à Câmara Municipal no dia 9 de abril, de forma virtual (e-mail) e fisicamente no dia 12 do mesmo mês. Ainda assim, a mesa diretora da Casa entendeu que não havia o caráter de urgência para que as matérias fossem aprovadas pelos parlamentares.
Arthur explicou que, pelo fato do IPTU vencer no próximo dia 10 de junho, é necessário planejamento para repassar os valores à população, como a emissão de mais de 100 mil carnês e entrega por meio dos Correios, que também precisam de prazo repassar os documentos na casa de cada um dos contribuintes. “Não dá para votar dia 10 e esperar que o desconto seja dado no mesmo dia. Todo vereador sabe como as coisas funcionam”, destacou.
Para o prefeito, parlamentares são eleitos para atender os anseios da população e não os próprios. E por isso, as “picuinhas” políticas devem ser evitadas, principalmente num período de pandemia como o vivido atualmente.
“Não podemos permitir que se coloque a disputa política acima da necessidade das pessoas. Meu compromisso sempre foi olhar primeiro para a população e a gente planeja e faz nossas ações dessa forma”, disse Arthur.
Além disso, Arthur também destacou ser necessária agilidade por parte dos parlamentares, tendo em vista a extrema necessidade que a população tem de se planejar financeiramente, quitar dívidas e garantir o sustento de suas famílias e empresas.
“Quem tem fome, quem precisa do serviço, da cesta básica, do desconto tributário, ou o empresário que precisa do fomento, precisa dessa agilidade por parte dos nobres vereadores. As decisões devem ser tomadas de forma rápida. É preciso agilidade, a mesma agilidade que os parlamentares tiveram para aumentar o orçamento da Câmara”, destacou Arthur, se referindo à aprovação do projeto autoriza o município a revisar o orçamento anual da Casa de acordo com o IPCA, apurado no primeiro trimestre de 2021.
“Toma-la-da-cá”
O prefeito também comentou que muitos dos projetos enviados à Câmara sofrem maior resistência por parte dos parlamentares pelo fato de serem compromissos firmados durante a campanha de 2020. Além disso, Arthur disse que já se deparou com solicitações absurdas feitas por vereadores em troca de apoio político.
Arthur esclareceu que seu compromisso é com a população e que não irá se inclinar ante a qualquer pessoa que não tenha o mesmo ideal firmado com a cidade.
“Deixo claro à população que meu compromisso é fazer o que é bom para as pessoas de Boa Vista. Nenhum pedido absurdo jamais será considerado. E mesmo que não seja absurdo, mas vindo de pessoas que não têm compromisso com a população e com a cidade, não será atendido. Vou continuar trabalhando pela cidade. Essas coisas acontecem para atrapalhar nosso trabalho, mas a prefeitura não para e não vai parar”.