A Defesa Civil Municipal realizou ações emergenciais para minimizar os problemas causados pela chuva intensa que atingiu a cidade durante esta madrugada de quinta-feira, dia 3. Até o momento foram atendidas diversas ocorrências de queda de árvores em vias públicas e retirada de famílias de locais de alagamento.
O autônomo Dilneimar dos Santos, entrou em contato com a equipe da Defesa Civil pela central 156, após as águas atingirem a casa vizinha. “Entramos em contato com a defesa que prontamente nos atendeu e agendou a mudança. A última vez que passamos por essa situação foi em 2011. Minha esposa e filhos ficaram com muito medo, mas graças a Deus fomos atendidos”, disse o morador do bairro Paraviana.
De acordo com o pluviômetro da Defesa Civil, choveu em média 70 mm nas últimas 24h em Boa Vista. O esperado para o mês de junho é de aproximadamente 320 mm.
O Superintendente da Guarda Municipal, Erlivan Leão, informou que a Defesa Civil está em ação para atender a população com rapidez. “Estamos com as equipes preparadas para atender as demandas da população, hoje contamos também com a contribuição dos Bombeiros Civis que são voluntários nas ações de retirada das famílias que necessitarem de deslocamento”.
A moradora do bairro Aeroporto, Antônia Paula Silva, acionou a Defesa Civil após a queda de uma árvore atingir parte da sua casa. “Foi um momento de muita aflição, estava com minha mãe idosa em casa, quando ouvimos o barulho. Recebemos orientação da equipe, que fez a retirada dos galhos de forma segura para nós”.
Emergência – A Defesa Civil monitora diariamente o nível do rio Branco. Em casos de alagamento ou situações de risco à saúde, a população pode acionar a Defesa Civil pelo central 156.