“O governo não dá suporte. É psiquiátrico misturado com AVC, com hemorragia digestiva. Uma situação muito triste”, desabafa servidor do HGR

Forro desaba em bloco recém-reformado no Hospital Geral de Roraima devido às chuvas (Foto: Divulgação)

Servidores do Hospital Geral de Roraima (HGR) denunciaram nesta quara-feira (16) que parte do forro do local de descanso da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 4 desabou por causa das chuvas.

O espaço fica no recém-reformado bloco do Grande Trauma. Os funcionários disseram que a estrutura, apesar de nova, está precária. “Nunca vi a saúde tão destruída”, resumiu uma fonte à reportagem.

“Com as chuvas dos últimos dias, o forro do hospital caiu, e justamente em cima é um encaixe de energia, que pode causar até um curto-circuito. Os colchões são velhos e estão manchados com água de chuva”, relatou a denunciante.

Outro servidor disse que uma das pias do recém-reformado setor não funciona corretamente e prejudica o uso de outro banheiro.

“A gente usa a pia para descartar as secreções dos pacientes, mas o fluxo dá no outro banheiro, que é onde o pessoal da limpeza fica porque não tem lugar para eles ficarem. Lá sai o refluxo da secreção. O prédio é novo, mas não funciona nada”, lamentou.

Uma fonte declarou ainda que pacientes em estado crítico estão internados em locais inapropriados e são negligenciados pelo governo.

“Desativaram o Bloco E e colocaram o pessoal no trauma do lado do necrotério. É um lugar insalubre. O governo não dá suporte para eles, é psiquiátrico misturado com AVC, com hemorragia digestiva. Uma situação muito triste”, desabafou.

CITADA

A Secretaria de Saúde informa que o HGR está em obras. Por conta dos serviços de melhorias na estrutura, pacientes estão sendo transferidos para outros blocos que estão concluídos e também para o Hospital Estadual de Retaguarda.

Quanto à denúncia sobre o teto do conforto da UTI 4, área destinada para descanso de funcionários, é importante ressaltar que não está quebrado. Uma parte do forro foi removida para a passagem de cabos de rede, e o serviço ainda está em andamento. Somente ao concluir, o espaço aberto no forro será fechado.

Quanto ao fluxo de dejetos que está saindo em um banheiro utilizado pela equipe de limpeza, informa que uma equipe de manutenção já está no local para fazer os devidos reparos.

Em relação a transferência de pacientes do Trauma para outra enfermaria, esclarece que a medida foi necessária, uma vez que o local está em obras. Os tratamentos médicos dos pacientes não foram prejudicados com essa medida de realocação.

A estrutura para onde esses pacientes foram transferidos foi recém-reformada e não apresenta riscos para a saúde dos pacientes e nem da equipe multiprofissional do HGR.

Ressalta ainda que, apesar de estar próxima ao necrotério, os acessos são diferentes, o que impossibilita que o fluxo de corpos que entram e saem do local passem por tal enfermaria.

Informações: Roraima em Tempo