Prefeitura já convocou 588 novos profissionais em seletivos e concursos para o enfrentamento da pandemia

Em relação ao último concurso público, de 2019, a prefeitura convocou desde 2020 até o momento 329 profissionais de saúde classificados reforçando assim as equipes de trabalho das unidades da rede.

As ações de enfrentamento à pandemia na capital de Boa Vista na saúde municipal têm sido fortalecidas diariamente. Além da execução da vacinação contra a Covid-19 desde o mês de janeiro deste ano, a prefeitura segue em frente com a contratação de novos profissionais para garantir atendimento de qualidade à população em todas as unidades da rede municipal de saúde.

Este ano, já aconteceram dois processos seletivos disponibilizando 522 vagas.  E nesta quinta-feira, 15, começam as inscrições para um novo processo, com vagas remanescentes e novas vagas para médico da família e comunidade. As contratações visam suprir a demanda por atendimento e principalmente diminuir o tempo de espera para realização de consultas e outros procedimentos nas unidades.

Ao todo, foram convocados desses dois processos 259 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, entre outros, que já estão atuando nas unidades básicas exclusivas para atendimento à Covid-19, no Hospital da Criança Santo Antônio e equipes do Samu-BV.

Esse tem sido um dos desafios da gestão. “Temos trabalhado no sentido de suprir a necessidade de profissionais, nas unidades, principalmente nesse período de pandemia, seja com a chamada do concurso, seja pela realização de novos processos seletivos, mas ainda assim não conseguimos preencher as vagas. Temos trabalhado no sentido de garantir o atendimento necessário e a qualidade dos serviços a nossa população”, destaca o prefeito Arthur Henrique.

Em relação ao último concurso público, de 2019, a prefeitura convocou desde 2020 até o momento 329 profissionais de saúde classificados reforçando assim as equipes de trabalho das unidades da rede.

Ao todo 588 novos profissionais foram convocados, tanto por meio de seletivos como do concurso público. Ainda assim, o município sofre hoje com o déficit de médicos na rede, principalmente no Hospital da Criança Santo Antônio onde a demanda aumenta neste período sazonal e no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Mesmo com dois processos seletivos e a convocação do último concurso público, os certames não tiveram inscritos suficientes para preencher as vagas disponibilizadas para médicos especialistas. Cargos destinados para médico Cirurgião Pediátrico, Neuro Cirurgião, Endoscopista, Imunologista, Nutrólogo, por exemplo, não tiveram nenhum inscrito.

Outra situação bastante comum são os profissionais que já fazem parte do quadro, como os médicos clínico geral, por exemplo, que após seletivo renovam o contrato de trabalho.

Medida emergencial – A convocação em concurso e os processos seletivos são medidas emergenciais realizadas pela prefeitura, que segue assim como em outras capitais, a Lei Federal 173/2020 que suspende até o fim deste ano ou enquanto durar a pandemia a contratação de novos profissionais, exceto por meio de convocação de concursados de acordo com vacância definitiva de cargos efetivos já ocupados (aposentadorias, pedidos de demissão e óbitos).