
Um paciente internado no Hospital Geral de Roraima (HGR) denunciou hoje (13) à reportagem que teve a cirurgia ortopédica cancelada por falta de material cirúrgico na unidade.
O denunciante, que prefere não se identificar, explica que está há 15 dias no HGR. Ele sofreu um acidente de trânsito e teve fraturas pelo corpo. Por isso, precisou fazer algumas cirurgias, sendo que já fez a primeira, mas recebeu a informação de que não poderia fazer o próximo procedimento devido à falta de material.
“Passei pelo procedimento na sexta-feira (8) e me encaminharam hoje para o ortopedista. Fiz alguns exames para verificar o meu estado de saúde, pois estou com fratura na mão e na perna e preciso de cirurgias”, diz.
O paciente disse ainda que um servidor do HGR informou que as cirurgias estão canceladas e que não há previsão para a retomada dos procedimentos.
“Ele pediu minha transferência para o Hospital Lotty Iris, pois não há previsão para realizar a cirurgia no momento por falta de material e pela quantidade de pessoas na fila de espera. Um outro paciente que tem aneurisma cerebral me disse que a cirurgia dele estava marcada para hoje, mas foi cancelada e ele já aguarda há meses aqui”, lamenta.
Na maternidade
Na semana passada, uma paciente denunciou que não conseguiu fazer uma cirurgia para retirada de mioma. Ela veio de Rorainópolis para a capital, mas recebeu a informação de que não havia anestesia na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth.
No mesmo período, a Justiça de Roraima bloqueou R$ 13 mil do governo para fazer a cirurgia do paciente Roberto Moreno dos Santos. O homem, de 48 anos, espera há mais de seis meses por uretoplastia e cistocopia. O governo disse que não oferta esse tipo de procedimento.
Informações: Roraima em Tempo