Arthur anuncia nova Política da Educação Especial em Boa Vista

"As crianças com deficiência vão ser acompanhadas por um pedagogo especializado em educação especial e vamos ampliar o quadro de servidores da educação, justamente por causa dessa capacidade financeira que hoje temos na prefeitura”, disse o prefeito

Durante coletiva de imprensa nesta terça-feira, 30, o prefeito Arthur Henrique anunciou mudanças para 2022 na educação municipal. Uma delas é a nova Política da Educação Especial de Boa Vista. A proposta visa ampliar a assistência, educar e cuidar com maior atenção aos estudantes nas escolas municipais.

Dentre as mudanças previstas estão a presença de dois professores em sala de aula, sendo um titular e o de apoio ao aluno da educação especial, nas turmas em que haja necessidade de atendimento especializado.Para isso, será lançado concurso público a partir de janeiro para contratação desses novos professores efetivos.

Com a nova política, os cuidadores escolares, que atualmente exercem funções ligadas diretamente ao cuidado dos alunos com deficiência, serão realocados às creches, cumprindo carga horária de 30 horas semanais. Para o prefeito Arthur, este é um marco importante onde a prefeitura se planeja para no próximo ano fazer uma grande transformação na educação do município.

“Era algo já previsto na gestão passada e agora temos condições de dar mais esse passo. As crianças com deficiência vão ser acompanhadas por um pedagogo especializado em educação especial e vamos ampliar o quadro de servidores da educação, justamente por causa dessa capacidade financeira que hoje temos na prefeitura”, disse.

Quem comemorou as futuras mudanças foi a professora especialista em Educação Especial, Maria Dalva dos Santos. Ela conhece bem a realidade e as necessidades dessas crianças, já que é uma das profissionais que hoje atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais e também é professora de braille.

“Tratamos a Educação Especial com todo carinho. A gente se coloca no lugar do outro. O ganho deles na sala multifuncional é bom. O cuidador está muito ligado à higiene pessoal da criança e o professor de apoio vai ajudar na sala a desenvolver as atividades. Vai ser muito bom para essas crianças em todas as necessidades delas”, disse.

Educação Especial sempre teve atenção diferenciada em Boa Vista

A prefeitura desenvolve suas ações com base na Perspectiva da Educação Inclusiva (SEESP/MEC, 2008). A rede oferece vagas para alunos com necessidades especiais em todas as escolas do município, garantindo a matrícula para este aluno na unidade mais próxima de sua residência, conforme a Lei Municipal nº 1.578 de 2014.

Hoje, 1.042 alunos da educação especial são atendidos nas Salas de Recursos Multifuncionais. Em torno de 700 temalgum tipo de deficiência física, intelectual, auditiva, visual, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.

Atendimento Educacional Especializado (AEE) – É um serviço ofertado nas Salas de Recursos Multifuncionais, presente hoje em 59 escolas. Mais de 100 professores especialistas em educação especial atuam no contraturno, integrando a proposta pedagógica com a participação da família, garantindo o pleno acesso e participação dos alunos com deficiência.

Professor Bilíngue (Libras / Língua portuguesa) – Na busca pela qualidade do ensino para pessoas com surdez, a prefeitura iniciou em 2014 o Projeto Bilíngue. Uma forma de garantir o acesso e a permanência dos alunos surdos nas escolas, tornando o ambiente propício a aprendizagem. Hoje, 22 profissionais atendem crianças surdas na sala de aula comum, onde ensinam Libras (1ª língua) e português (2ª língua), em parceria com o professor da sala.

Professor Braille – O projeto Educação Braille se iniciou em 2018 para efetivar a inclusão do aluno cego por meio do sistema Braille de ensino. O que favoreceu o processo de aprendizagem, oferecendo interação entre o leitor com o texto lido tornando-o mais autônomo dentro e fora da escola. Hoje, o município atende seis crianças cegas com a ajuda dos professores de Braille em parceria com o professor da sala.

Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE) –  Instituição que oferta serviço multidisciplinar aos alunos público-alvo da educação Especial da rede pública e privada. A equipe é composta por Pedagogos, Assistentes Sociais, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Psicólogos e Fonoaudiólogos. Eles ajudam e acompanham o desenvolvimento dessas crianças, ajudando a superar suas limitações.