“FILA DA MORTE” – Pacientes padecem sem cirurgia no HGR

Há três anos Denarium promete zerar fila, mas ela só aumenta; muita dor e sofrimento - Foto: FolhaBV

A autônoma Roberlândia de Sousa Dias, 37 anos, morreu de Covid-19 enquanto aguardava por uma cirurgia de aneurisma no HGR. Ela estava na fila da “morte” desde 31 de janeiro passado. Foi internada no dia 30 de março, contraiu o Corona e morreu lá mesmo, esperando a bendita cirurgia.

Mas antes de pegar Covid e morrer, Roberlândia ainda gravou um vídeo, apelando pela cirurgia. “Eles pensam que é fácil ficar aqui dentro. A gente tem filhos lá fora. Minha filha todo dia me pede para voltar pra casa. Não é fácil a gente estar aqui. São mais de dois meses esperando”, lamentou a autônoma, em vão.

Roberlândia deixou esposo e duas filhas, de 12 e 15 anos. Triste fim. Mas nem isso comoveu o governador Antônio Denarium que, sem remorso algum e alheio à dor do povo, continua propagando até hoje o governo “cada dia melhor”. Melhor para o mercado funerário, isso sim.

Outros pacientes anônimos também tiveram o triste fim. Se internaram no HGR, contraíram Corona e morreram sem conseguir a bendita cirurgia. São inúmeros os casos, que não vale nem a pena lembrar.

Então, em agosto passado, frente à calamidade na Saúde estadual, Denarium anunciou a ampliação do número de cirurgias eletivas. Outra balela. Em seguida, as cirurgias foram canceladas dois meses depois, em outubro, por falta de material. E mais gente saindo do HGR enrolada em saco preto.

Foi quando, para ganhar mais tempo até as eleições do ano que vem, vossa excelência veio com outra conversa fiada. Lançou um aplicativo para que os pacientes se cadastrassem, novamente. Outro engodo político. Nada das cirurgias. Tanto é que o APP foi apelidado de “já morreu?”.

Cirurgia para tirar verruga

E dia desses, para meu espanto, o governador fez o maior alarde e divulgou a realização de 10 cirurgias no Coronel Mota. “Caraca, que legal!”, festejei, confesso. Mas … sabe quais foram as cirurgias? Para retirar verrugas. Isso, mesmo! A Saúde estadual fez dez cirurgias e retirou 10 verrugas, o que pode ser feito em uma farmácia, com ácido salicílico. Parece piada, se não fosse trágico.

E as cirurgias de média e alta complexidade, vossa excelência? As neurológicas, oftalmológicas, otorrinolaringológicas, de cabeça, pescoço, cardíacas, torácicas, vasculares, assim como as ortopédicas…? Quando, vossa excelência, esses pacientes sairão da macabra “fila da morte” no HGR?

Só promessas

A verdade é que há três anos Denarium vem prometendo zerar as cirurgias eletivas, mas a fila da “morte” só faz aumentar, lamentavelmente. O governador ainda tentou culpar o Corona, alegando que as cirurgias haviam sido suspensas por causa do mortal vírus, mas não convenceu.

É bom lembrar que Denarium foi o governador que mais recebeu recursos federais nos últimos anos para a Saúde. Bilhões. Pena que o dinheiro foi e continua sendo desviado. Parte dele foi parar até nas nádegas do senador Chico Rodrigues, como flagraram os federais.

Enquanto vossa excelência brinca com a vida alheia, comprando até ferro de passar com dinheiro público, a população padece sem atendimento adequado na rede estadual de Saúde. O HGR hoje é sinônimo de morte. É verdade. Virou uma extensão do IML. E Denarium preocupado apenas com sua reeleição. Triste, lamentável.

Informações: Roraima em Tempo