Jornal sustentado com publicidades do Governo e de empresas de Denarium divulga pesquisa manipulada

Condenada por apresentar pesquisas eleitorais fraudulentas, a empresa Alvo Consultoria lançou mais uma pesquisa de caráter duvidoso, encomendada pelo jornal Roraisul. Nela, a candidata ao Governo do Estado, Teresa Surita, aparece em 1º lugar, porém com queda de “30 pontos nas intenções de votos”, à frente do atual governador, Antônio Denarium.

Na pesquisa estimulada, Teresa Surita estaria com 39,67%; Denarium, com 38,50% (dobrando suas intenções); Pastor Isamar, 5,67%; Fábio Almeida, 1,17% e Rudson Leite apenas 0,50%. Dos entrevistados 8,33% não se decidiram e disseram votar nulo ou em branco 6,17%. Para se chegar a esses resultados, foram ouvidas apenas 600 pessoas, entre os dias 24 e 31 de março.

Em fevereiro desse ano, a Alvo Consultoria e o Jornal O Painel foram condenadas a retirar do ar postagens referentes a uma pesquisa eleitoral considerada fraudulenta para o pleito 2022. Na decisão, desembargador Ricardo Oliveira, do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) entendeu que a pesquisa estava totalmente em desacordo com a legislação vigente, não cumprindo requisitos obrigatórios para seu registro.

Além disso, a empresa também foi acusada por outra pesquisa eleitoral irregular, onde mesmo citando quatro pré-candidatos ao governo de Roraima, direcionou questões específicas a apenas dois, sendo seis delas voltadas à avaliação de imagem do atual governador, Antônio Denarium. Por sua vez, o jornal Roraisul tem contratos publicitários com o Governo do Estado e com empresas de Denarium, com anúncios publicados em todas as edições do impresso.

Veja mais: