MAIS UMA – Escola estadual está sem professores, denunciam alunos

Alunos do 8º ano não estão tendo aulas de português, nem de ciências

Estudantes do colégio militarizado professora Wanda David Aguiar, em Roraima, denunciaram à reportagem, a falta de professores na unidade. Os alunos do 8º ano não estão tendo aulas de português, nem de ciências.

Conforme o relato dos estudantes, eles sofreram até mesmo com a falta de atividades durante o ensino remoto. Uma aluna, que não quis ser identificada, disse que todos estão preocupados devido ao encerramento do bimestre.

“Desde que começaram as aulas remotas eu não peguei nenhuma atividade, nem de português, nem de ciências. Sempre que perguntávamos sobre as atividades, eles falavam que estavam esperando os professores do concurso [serem chamados]. Contudo, as aulas presenciais começam e o bimestre está encerrando e não temos professores”, disse.

Ainda de acordo com a adolescente, apesar da falta de professores, os alunos com aulas presenciais não são liberados para voltar para casa. De acordo com ela, os servidores do colégio têm encaminhado os alunos para a quadra para fazerem o treinamento de movimentos da formatura.

“Quando não tem professor eles não mandam os alunos para a casa. Eles nos mandam ir para a quadra para ensaiar movimentos, marcha, para a formatura”.

Falta de professores

Essa não é a primeira vez que pais e alunos denunciam a falta de professores na rede estadual desde que as aulas retornaram neste ano.

Em fevereiro, o pai de um aluno da escola estadual monteiro lobato denunciou à reportagem a falta de cinco professores na unidade. Os estudantes chegaram a ficar sem aulas das principais disciplinas curriculares: matemática, português, química, física e biologia.

Secretaria

A Secretaria de Educação e Desporto (Seed) confirmou que o Colégio está com ausência de 4 horas semanais de Língua Portuguesa e 4 horas semanais de Ciências.

“Essas necessidades [acabam] nas próximas semanas com a lotação de 73 novos professores convocados por processo seletivo”. Da mesma forma, a Pasta informou que outros 100 docentes aprovados em concurso público que vão tomar posse dos cargos.

Além disso, a Seed afirma que “eventualmente, durante a ausência de professor, os alunos são encaminhados para a quadra para receber orientações da equipe gestora da instituição […] os conteúdos das disciplinas citadas serão repostos após a chegada dos professores e os alunos não serão prejudicados”, finalizou a nota.

Informações: Roraima em Tempo