Juíza manda Denarium parar de divulgar vídeo mentiroso sobre Teresa

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) mandou que a coligação “Roraima Trabalhando E Deus Abençoando”, do candidato à reeleição Antonio Denarium (PP), pare de divulgar um vídeo de propaganda eleitoral em que associa a candidata Teresa Surita (MDB), à morte de cachorros em Boa Vista. A decisão liminar é desta quarta-feira (21) e cabe recurso.

Na decisão, a juíza Joana Sarmento de Matos considerou que a propaganda causou ofensa à honra e imagem da candidata Teresa. A magistrada definiu uma multa de R$ 10 mil à coligação em caso de descumprimento. Além disso, proibiu que emissoras de rádio e de televisão veiculem a propaganda, também sob risco de multa de R$ 2 mil.

“Ao analisar o vídeo impugnado, verifica-se o que a agremiação representada ataca de forma direta a imagem de Teresa Surita, degradando-a através da mensagem e, muito pior, pelas imagens dos animais que apresenta ao durante a propaganda irregular”, diz trecho da decisão.

A ação foi movida pela coligação “Roraima Muito Melhor”, da candidata Teresa Surita. No pedido, foi argumentado que a propaganda “ridiculariza e ofende a honra da candidata ao Governo” por meio do que chamou de “trucagens”.

A propaganda em questão trata-se de um vídeo que começa falando em “o lado perverso de Teresa Jucá”, associando-a Romero Jucá, candidato ao Senado pelo MDB e com quem ela foi casada no passado.

No vídeo, de meio minuto, a coligação de Denarium acusou a candidata de matar cães e gatos quando ela era prefeita da cidade, e fez uma relação dela com os bichos da Selvinha Amazônica, afirmando que “igual a eles, ela não tem coração”.

Para a juíza, a propaganda teve o intuito de “promover ataques” à candidata por meio vedados pela legislação eleitoral, sem “quaisquer outros elementos que corroborem suas afirmações e com o intuito de degradar a adversária”.

“Ao apresentar a mensagem desprovida de conteúdo eleitoral, voltada única e exclusivamente para ofender a candidata concorrente, a representada a uma, revela o desprezo pelas normas de regência, e a duas, o faz apenas com o intuito de ferir a honra e imagem alheia, em claro desvirtuamento da propaganda eleitoral”, mencionou Joana Sarmento.

Procurada, a assessoria do candidato Denarium não enviou resposta até a última atualização da reportagem. A juiz deu à coligação um prazo de dois dias para apresentar a defesa e, após isso, mandou enviar ao Ministério Público.

Informações: G1 Roraima