Polícia Civil implanta sistema para registro de boletim de ocorrência online em RR

Sistema pode ser acessado no site da Polícia Civil — Foto: Jackson Félix/G1 RR
Sistema pode ser acessado no site da Polícia Civil — Foto: Jackson Félix/G1 RR

A Polícia Civil de Roraima lançou na manhã desta quarta-feira (25) a Delegacia Online, uma plataforma que permite o registro de boletins de ocorrência pela internet. Com a novidade, crimes como furto e perda de documentos, além da solicitação de antecedentes criminais, podem ser notificados à polícia através do site.

Conforme o delegado-geral Hebert Amorim, o novo modelo deve gerar uma economia de até 20% em materiais que seriam utilizados para a produção de boletins de ocorrência. Cada unidade produz cerca de 600 boletins ao mês, sendo que 40% destes documentos poderão ser feitos através da Delegacia Online, explica.

“Nossa ideia é que no futuro a gente possa acrescentar mais outros crimes que possam ser feitos pelo boletim online. Temos algumas situações que dependem da demanda e se faz necessária a presença da pessoa na delegacia”, disse o delegado-geral.

A implementação do modelo se deu após um acordo de cooperação técnica firmado em abril deste ano entre o governo de Roraima e a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.

Para registrar o boletim é necessário acessar o site da Polícia Civil, fazer um cadastro com dados pessoais e, em seguida, inserir as informações necessárias. Após isso, o boletim é validado por um servidor e encaminhado ao solicitante através do e-mail.

“Agora também temos a possibilidade de retirar através da internet os antecedentes criminais sem a necessidade de se deslocar ao Instituto de Identificação”, comentou.

Amorim disse ainda que, para melhorar o serviço, computadores devem ser instalados nas delegacias nos próximos dez dias para que as pessoas possam fazer o próprio boletim de ocorrência.

Construção e reforma de delegacias

Herbert Amorim também declarou que o governador Antonio Denarium (PSL) autorizou a construção do 2º Distrito Policial, no bairro Buritis, com recurso do próprio estado.

O investimento é de aproximadamente R$ 1,5 milhão e a previsão é que o prédio seja concluído até julho de 2020.

Além disso, Denarium também autorizou a utilização de R$ 500 mil para reforma de delegacias do estado. Conforme o delegado, a Polícia Civil ainda está fazendo o levantamento da quantidade de unidades que devem ser contempladas.

Outra novidade é que no mês de outubro deve ser entregue a delegacia de Caracaraí, no Sul de Roraima. Além dela, até janeiro do próximo ano também deve ser concluída a sede do 1º Distrito Policial, localizado na Avenida Terêncio Lima, no bairro Mecejana, onde funcionava a Delegacia da Mulher.

Informações: G1 Roraima