Operação retira cilindros de empresa onde 4 morreram em explosões em RR

Bombeiros auxiliam funcionários na retirada dos cilindros — Foto: Fabrício Araújo
Bombeiros auxiliam funcionários na retirada dos cilindros — Foto: Fabrício Araújo

Uma operação na manhã desta quinta-feira (24) retira os cilindros que restaram no prédio da empresa Oxigênio Centro Norte, onde quatro pessoas morreram após explosões no último dia 15, em Boa Vista. A remoção é feita em um caminhão e, segundo os Bombeiros, o risco de nova explosão é mínima.

O trabalho começou às 9h e é feito por funcionários do grupo Oxigênio Centro Norte- Brasveno, com auxílio dos bombeiros. O número de cilindros retirados deve ser informado ao fim da operação, prevista para se encerrar às 16h.

Um trecho da avenida Glaycon de Paiva, no bairro São Vicente, onde fica a empresa, foi interditado em cerca de dois quarteirões durante a operação. Não houve necessidade evacuar imóveis na redondeza.

“O risco, hoje, é o de um desses cilindros cair e ter um impacto muito forte, mas, nosso trabalho é evitar que isso ocorra com amarrações e armazenagem adequada”, afirmou o chefe da operação, coronel dos bombeiros Estevam dos Santos Junior.

Os cilindros são colocado em um caminhão e depois serão levados a outro lugar. O novo local de armazenamento não foi informado pelos Bombeiros.

“O transporte será feito por etapas porque tem gases que não podem ser transportados juntos. O acetileno, por exemplo, precisa ser transportado isolado na primeira viagem. Serão feitas aproximadamente cinco viagens”, disse o coronel.

Ainda segundo os Bombeiros, a retirada dos cilindros não foi realizada no dia da explosão porque a plataforma de recarga de cilindros sofreu danos estruturais severos no telhado, vigas e colunas), o que colocaria em risco o trabalho.

Desta forma, o Corpo de Bombeiros solicitou que o proprietário buscasse laudo técnico de engenheiros que confirmassem a segurança da plataforma.

Explosões e mortes

A tragédia na Oxigênio Centro Norte foram no dia 15 de outubro, quando funcionários recarregaram cilindros de oxigênio. Bombeiros informaram no dia que foram ao menos três explosões seguidas.

Três funcionários da empresa e um cliente morreram nas explosões. A prefeitura informou, um dia depois, que a empresa operava clandestinamente e os Bombeiros que auto de vistoria vencido há três anos.

A empresa, no entanto, divulgou um alvará de funcionamento emitido pela prefeitura em 2014 em nome da Brasveno. O advogado afirmou que a Oxigênio Centro Norte foi extinta há dez anos e desde então as atividades passaram a ser executadas na Brasveno, firma criada em 1976.

As explosões são investigadas pelo Ministério Público, na Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor e da Cidadania.

Informações: G1 Roraima