Boa Vista alcança cobertura vacinal de 52,63% contra a Pólio

Desde que iniciou a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, o município de Boa Vista realizou diversas estratégias para alcançar as crianças de um a quatro anos completos que faziam parte do público-alvo.

Além da vacinação nas unidades básicas de saúde, as equipes de imunização se dividiram em pontos estratégicos, vacinando as crianças em sistema drive-thru, nas praças Germano Sampaio, no Pintolândia, e na do bairro Cidade Satélite.

Todas as unidades básicas de saúde que possuem sala de vacina intensificaram as ações, atendendo na área externa da unidade, tudo para que não fosse necessário a entrada de crianças e pais dentro do posto de saúde, por causa da pandemia do novo coronavírus.

As equipes de estratégia saúde da família também fizeram busca ativa durante toda a campanha nas áreas de atuação, nos bairros onde não há cobertura. Ainda assim, a meta não foi alcançada, ficando com cobertura vacinal de 52,63% (12.476 doses aplicadas). Por isso, a Prefeitura de Boa Vista alerta para a importância de pais e responsáveis levarem as crianças para se imunizarem contra a doença.  

“Mesmo com as diversas ações estratégicas realizadas pelo município, nós sentimos muito a falta de adesão dos pais e responsáveis, ainda muito receosos em levar as crianças para vacinar, devido a situação da covid-19, que ainda estamos enfrentando. Ainda assim oferecemos toda a segurança e cuidados necessários nas ações de vacinação para alcançar o maior número de crianças”, destacou a superintendente de vigilância em saúde, Francinete Rodrigues.

Mesmo com a finalização da campanha, as doses da vacina continuam disponíveis nas unidades básicas de saúde. É importante levar sempre o cartão de vacina das crianças para a avaliação. Devem receber as doses da vacina contra a poliomielite, as crianças de 1 a 4 anos de idade completos.