Dia da Escola – Rede municipal leva sala de aula para dentro da casa dos alunos durante pandemia

A tecnologia é uma das ferramentas usadas no novo processo de aprendizagem. Estudantes das áreas urbana, rural e indígena contam com o mesmo material didático para as atividades

Das salas de aula para as telas do computador e do celular. A declaração de pandemia do novo coronavírus, em março de 2020, mudou a forma de ensinar. Longe das escolas, para evitar a disseminação do vírus, alunos e professores da rede municipal encaram o desafio do aprendizado a distância com a ajuda da tecnologia e das famílias. No Dia da Escola, comemorado nesta segunda-feira, 15, eles falam como têm se adaptado à nova realidade.

Com a retomada do Ano Letivo 2020, em fevereiro deste ano, a escola foi transferida para dentro da casa dos estudantes. Mesmo com os desafios diários do novo formato de aula, a Prefeitura de Boa Vista busca levar a qualidade de ensino característica das escolas municipais.  A rede municipal de ensino conta com 44 mil alunos.

As aulas são orientadas por meio do WhatsApp, seguindo o planejamento proposto pela Secretaria Municipal de Educação. O professor explica o conteúdo e o aluno resolve as questões conforme as orientações dos materiais de apoio disponibilizados pela escola e dos livros didáticos.

Após cumprir ou responder as atividades, as famílias ou os alunos enviam os registros para o professor. Aos alunos que não têm acesso ao celular ou internet, a escola disponibiliza o roteiro impresso das atividades.

“O ensino remoto trouxe muitos desafios, mas também vem aproximando a família da escola e auxiliando no processo de aprendizagem das crianças em meio à pandemia. A parceria dos pais é essencial neste processo, muitos vêm melhorando o vínculo afetivo com os filhos através dessas atividades”, disse o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique.

Os docentes estão organizando todas as atividades feitas em portfólios que serão a base da validação do ano letivo 2020. Adaptar a rotina de ensino a distância vem sendo desafiador, mas é gratificante ver a participação dos estudantes, é o que diz a professora Tatiane Santos, da Escola Municipal Maria Gonçalves Vieira, no bairro Caranã.

“Este novo momento tem sido desafiador para todos nós: professores, alunos e as famílias. Por outro lado, devemos tirar o melhor das situações. De uma hora para outra tivemos que nos adaptar a uma nova maneira de ensinar e assim temos feito. Apesar das dificuldades, temos buscado desenvolver nosso trabalho da melhor forma possível, buscando garantir a continuidade dos estudos dos nossos alunos, minimizando os prejuízos e mantendo os objetivos do aprendizado”, disse.

As aulas remotas desafiam as crianças a também terem foco, disciplina e interesse

Escolas indígenas recebem material didático para ensino remoto

O mesmo sistema usado nas escolas urbanas está sendo adotado nas áreas rurais e indígenas, onde Secretaria de Educação tem feito a entrega dos materiais e blocos de atividades aos estudantes que não têm acesso à internet.

A professora Ana Claudia Gino leciona na escola Vicente André, na Comunidade Indígena Truaru da Cabeceira. Todos os dias ela supera as adversidades para dar continuidade ao aprendizado dos alunos.

“Esse novo ensino das aulas remotas não é o ideal, mas é o necessário pelo que estamos vivemos. Encaramos isso como uma realidade, fazendo de tudo para que dê certo. Este é o nosso papel como professor”, disse.

O estudante Yarley André, 11 anos, da escola Vicente André, Truaru da Cabeceira, não teve dificuldades de assimilar o novo formato das aulas e confessa que está gostando da experiência.

“Quando eu estou em casa, eu sinto mais conforto para estudar e fazer as pesquisas. Quando tenho dúvidas, eu pergunto para minha mãe e meu pai. Está sendo uma experiência nova para mim, está legal esse tipo de ensino. Estou com muitas saudades dos meus colegas e professores, mas o momento é muito difícil por causa da pandemia”, disse.

Estudantes estão concluindo o segundo bloco de atividades

O ano letivo 2020 foi retomado em 8 de fevereiro e segue até 16 de abril de 2021. Toda a comunidade escolar está empenhada no processo de aprendizagem dos alunos neste novo formato de aulas.

Esta semana, serão concluídos os conteúdos do segundo bloco de atividades. Os alunos do ensino fundamental (1º ao 5º Ano) estão estudando os conteúdos dos livros numa sequência didática.

Os estudantes da educação infantil (creche e pré-escola) contam com materiais de apoio e já estudaram os seguintes temas: Saúde e bem-estar da criança em tempo de pandemia (1º bloco) e Brincadeiras no ambiente familiar (2º bloco).

Neste segundo bloco são realizadas atividades de interação com músicas, produção de jogos, contação de histórias e brincadeiras de roda. Além disso, os alunos da pré-escola e ensino fundamental têm aulas semanais de Artes e Educação Física, orientadas pelos professores e articuladas pelos pais das crianças.