HOSPITAL DA CRIANÇA SANTO ANTÔNIO – Espaço recreativo ao ar livre garante diversão das crianças durante internação

Um Tapiri foi montado ao ar livre para crianças internadas terem momento recreativo e tomar banho de sol

O Hospital da Criança Santo Antônio há três meses inaugurou o “Tapiri”, um espaço recreativo com brinquedos educativos ao ar livre, para as crianças internadas na unidade. O espaço garante a diversão e também o banho de sol no gramado das 7h ás 18h de segunda a sexta-feira.

O espaço é destinado a todas as crianças internadas dos 4 blocos. Todos os brinquedos foram doados por uma ação voluntária dos médicos cirurgiões que atendem no hospital.

Lissu Peixoto, que faz parte da administração do bloco G de internação e a enfermeira Alexandra de Aquino, são as idealizadoras do Projeto Tapiri. Lissu é a atual coordenara do espaço recreativo. Ela conta que observando as crianças que necessitavam de banho de sol, e até mesmo sair dos quartos de internação, resolveram investir nesse projeto que alegra a criançada.

“Desde o início da pandemia, tivemos cuidados especiais na interatividade das crianças, sentimos que esse espaço faria a diferença. Aqui tem brinquedos, livros, e orientamos sempre as mamães a organizarem antes de sair com os filhos e higienizar bem as mãos. É um espaço para todos e nunca falta criança para brincar nos dois horários”, disse Lissu.

Desde o início da internação, a pequena Giselly Katheriny de três anos aproveita o novo espaço recreativo todos os dias. A Mãe Rosiane da Costa, está acompanhando a filha que no próximo dia 12 de abril vai passar por uma cirurgia no braço.

“Minha filha quebrou o braço, vai precisar fazer uma cirurgia e vamos ficar no hospital por um tempo, e ter esse espaço ajuda muito a se distrair, as vezes ela esquece até que está com gesso de tanto que brinca com as outras crianças”, frisou a mãe.

A pequena Maria Eloisa de 2 anos, está internada há uma semana, com o quadro clínico de infecção urinária, o tratamento requer bastante cuidado. Com o acesso ao espaço Tapiri, a mãe Samara Dias, fica aliviada da filha ter um momento de descontração enquanto permanece na unidade.

“Esse espaço é muito bom, minha filha chegou aqui bem triste e, ao longo dos dias aproveitando os brinquedos de manhã e final da tarde, ela se alegra muito. Quando voltamos para o quarto a noite, ela quer voltar novamente a brincar, é quando explico que está fechado. Fico muito feliz por ela melhorar o humor nesse momento de tratamento”, afirmou Samara.