As emendas parlamentares, propostas pelos vereadores de Boa Vista na Lei Orçamentária Anual (LOA), apesar de inconstitucionais, vão acabar com um evento muito importante para Boa Vista: a Marcha para Jesus, realizada todos os anos com o apoio da Prefeitura de Boa Vista.
É que a retirada de mais de R$ 13 milhões de Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC), vai impossibilitar os repasses anuais que são feitos para esses eventos culturais, a exemplo da Marcha para Jesus, que reúne milhares de pessoas todos os anos na cidade.
Todas as manobras dos vereadores, por meio das emendas, são inconstitucionais, porque os prazos regimentais já foram esgotados. A LOA está na Câmara de Boa Vista desde setembro de 2020 e não foi votada porque vereadores reeleitos boicotaram as sessões, ficando isolados por cinco dias em um quarto de hotel, como fora amplamente divulgado na imprensa, antes da posse no Teatro Municipal.
Também não é possível modificar o quantitativo de remanejamento, sendo autorizado apenas na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), tampouco promover os repasses para a Câmara em cima do valor total da prefeitura, porque inclui verbas federais, energia elétrica e Pressem. Ou seja, as manobras dos vereadores, além de prejudicar a população, são inconstitucionais.
As emendas, assinadas pelo relator vereador Dr. Ilderson, devem ser votadas nesta segunda-feira, 18, na Câmara de Boa Vista, em sessão extraordinária a partir das 9h. É esperada uma grande manifestação em frente à Casa Legislativa, de pessoas e classes prejudicadas com as propostas inconstitucionais dos vereadores.
Saiba quem são os vereadores ligados a Denarium e Jalser que estão fazendo conchavos e conluios contra a Prefeitura de Boa Vista, desde a eleição da mesa diretora, quando ficaram cinco dias isolados em um quarto de hotel após negociações com outras autoridades.
Genilson Costa
Kleber Siqueira
Leonel Oliveira
Albuquerque
Ruan Kenobby
Tiago Fogaça
Dr Ilderson
Juliana Garcia
Vavá do Thianguá
Nilson Bispo
Aline Rezende
Gildean Gari