FOLIA SEM IDADE – Idosos participam de atividade recreativa realizada pela UBS Cambará

Quem disse que tem idade para cair na folia? A Unidade Básica de Saúde Cambará realizou uma programação especial de Carnaval para idosos que são atendidos na UBS, nesta sexta-feira, 17. Além de avaliação médica, os convidados puderam participar de palestra com psicólogo sobre cuidados com a saúde mental, fizeram atividade física com fisioterapeuta, dançaram ao som de marchinhas carnavalescas, brincaram e tomaram café.

A ação busca assegurar o acesso às Unidade Básicas de Saúde de Boa Vista e informar os serviços oferecidos. De acordo com a coordenadora da Saúde da Pessoa Idosa e do Homem, Nonata Valente, os idosos necessitam de atenção. “Envelhecimento não é sinônimo de doença, mas sim um processo natural da vida e é preciso chegar nessa fase com autonomia e certa independência. Os idosos precisam executar as atividades práticas do dia-a-dia”.

Não se trata apenas de uma ação de Carnaval. Conforme a Diretora da UBS Cambará, Sílvia Castro, o grupo será mantido para que os participantes tenham um ambiente de socialização. “O nosso objetivo é tirar os idosos de dentro de casa para que eles possam conviver com outros idosos. Hoje, mais de cem pessoas idosas devem passar pela nossa unidade e participar da ação, mas vamos manter e deixar o grupo com datas fixas de encontro”, contou.

Cuidados com a saúde mental de pessoas que chegam a terceira idade é um dos objetivos da ação. O psicólogo Eldon Mendes, pontuou a importância de uma ação como o ‘Folia sem Idade’. “Muitas vezes, quando as pessoas chegam nessa idade começam a se sentir inúteis e acabam perdendo a saúde mental. Diante dessa realidade é preciso criar espaços de socialização para esses idosos, além de manter, regularmente, a prática de atividade físicas”.

Os idosos fizeram alongamentos e uma caminhada na Praça do Cambará acompanhados da fisioterapeuta Camila Soares. Conforme a profissional, é importante manter o grupo reunido e engajado na prática de exercícios. “A atividade física promove a melhora da qualidade de vida dos idosos, pois lubrifica as articulações, mantém a musculatura elástica e forte, e, ainda vai melhorar a qualidade do sono, já que muitos fazem uso de medicamentos”.

Teve gente que não pensou duas vezes e saiu cedo de casa para curtir a programação desde o início. Animada com as marchinhas de Carnaval, Maria de Fátima, 68 anos, contou que gostou das atividades realizadas na Unidade Básica.

“Deixei tudo em casa para vir me divertir e estou gostando muito, inclusive pretendo continuar acompanhando o grupo e quero participar de tudo que vai ter daqui para a frente”. Durante esse mês de fevereiro, outras unidades básicas de saúde também estão realizando ações para os idosos, com a temática do carnaval.

 “Carnaval é uma festa celebrada no Brasil inteiro e a gente aproveita esse momento para envolver os idosos, afinal eles já foram jovens um dia e gostavam dos bailes, da alegria da festa. E com o passar do tempo, vão perdendo os sentidos. E promover essas atividades nesse período nas UBSs é importante porque a gente resgata algumas memórias, trazendo para eles o vigor perdido ao longo da vida, além de trazê-los para mais perto da unidade”, destacou Nonata.

______________________

FOTOS:

Andrezza Mariot – https://bit.ly/3YXCLsq