‘PEQUENOS ESCRITORES’ – Dia de autógrafos marca lançamento de livros produzidos por alunos de escola do campo

Alunos da Escola Municipal José David Feitosa Neto, localizada no P.A Nova Amazônia, Região do Murupu, tiveram nesta terça-feira, 28, uma manhã especial de autógrafos que marcou o lançamento de 12 livros produzidos pelos próprios alunos, por meio do programa ‘SuperAutor’, um projeto nacional de letramento que visa estimular o hábito da leitura e escrita nas crianças.

Os livros abordam diferentes temáticas de acordo com a experiência de cada aluno

Os livros, que foram escritos e ilustrados pelos próprios alunos, com envolvimento de professores e familiares, abordam diferentes temáticas de acordo com a experiência de cada aluno. A gestora da unidade, Célia Costa, destacou a importância do programa para o ensino/aprendizado dos alunos.

“Estimular esse hábito desde muito cedo é garantir um futuro de sucesso para essas crianças. Além disso, todo o processo é importante, pois conta com a participação direta dos pais junto aos filhos e comunidade escolar, sendo essa integração fundamental para o efetivo desenvolvimento das crianças. Este ano vamos nos inscrever novamente e esperamos uma maior participação” disse.

Josean Silva, pai do João Lukas, fez questão de marcar presença no lançamento do livro do filho

PEQUENOS ESCRITORES – João Lukas Correia Silva, de 8 anos, contou um pouco da sua própria história em seu livro, intitulado: A vida de um menino aventureiro. “Gostei muito do livro, principalmente na parte onde tem a foto de toda a minha família reunida. Quero escrever outro e será sobre dinossauros, que eu adoro”, contou.

O pai, Josean Silva, compareceu ao dia de autógrafos do filho e ficou orgulhoso do resultado. “Pegar no livro que foi escrito por ele é muito gratificante e fiquei impressionado com o capricho. Gostei muito da iniciativa, pois desenvolve a intelectualidade da criança e a incentiva a saber contar histórias”, disse.

A aluna Ana Clara dedicou seu livro à mãe, Joeli Moreira, que também contribuiu no processo de criação 

Já Ana Clara Moreira Alves, de 11 anos, optou pelo lúdico, com a história “A princesa guerreira Linar, o feiticeiro Tito e o Dragão Felício”. “Escrevi com base em um desenho que gostava muito quando era mais nova. A mensagem do livro é que mesmo você ainda não tendo o que é preciso é importante continuar lutando para conquistar o que se deseja”, falou.

A mãe, Joeli Moreira, fez questão de estar presente no lançamento do livro da filha. “Ver uma ideia que foi pensada em conjunto com a família e a escola transformar em um livro é maravilhoso. Para ela é muito importante, pois tenho certeza que esse processo de criação do livro ela levará para a vida”, explicou.

De forma envolvente e divertida a professora Valdinete Rodrigues lançou um livro para explicar o uso da letra H

LETRA H – E para quem pensa que só os alunos tiveram o seu dia ‘de fama’, está muito enganado. A professora da unidade, Valdinete Rodrigues, lançou o livro, O Reino Alfabeto: A História da Letra H. Ela afirmou que a ideia surgiu por conta da dificuldade das crianças em assimilarem que a tal letra não produz som.

“As crianças sempre me perguntam porque a letra H não tem som. Por conta disso decidi criar essa história que conta, de forma lúdica, como a letra perdeu o som e de que forma é usada. A ideia é que sirva de ferramenta de aprendizado não só para os alunos, mas também para os professores”, falou.

SUPERAUTOR – Protagonistas de suas próprias histórias, os alunos são estimulados à autonomia e a criatividade em sala de aula, escrevendo e ilustrando um livro profissional de forma a contribuir com o processo de letramento e alfabetização. Escolas interessadas em ingressar no Programa devem fazer a inscrição por meio do site: https://superautor.com.br/.

______________________________________

LINK DAS FOTOS:

Welika Matos – https://flic.kr/s/aHBqjAtXJ8