‘COPA BMX 2023’ – Com pista revitalizada, atletas dão show de velocidade e técnica em primeira corrida do ano

Velocidade, manobras radicais e muita emoção. Foi assim este último domingo, 5, durante a 1ª etapa da Copa Roraima BMX 2023, que aconteceu na pista de bicicross da Praça Germano Augusto Sampaio, no Pintolândia. O trajeto da pista, que foi recentemente revitalizado, sediou a primeira corrida do ano, contando com a participação de cerca de 45 atletas em diversas modalidades.

“Em Roraima, temos atletas de alto nível que agora terão uma pista adequada para treinar”, disse o presidente da Federação Ciclística de Roraima, Mário Turco

O presidente da Federação Ciclística de Roraima, Mário Turco, deu detalhes sobre a competição e afirmou que a revitalização da pista era um anseio da categoria, permitindo aos atletas maior segurança, estabilidade em manobras e técnicas, além de servir de espaço para treinamentos com foco em competições fora do estado.

“Com a Copa damos início ao calendário de competições ciclísticas de Roraima, sendo que durante este ano vamos promover quatro etapas na modalidade BMX. A pista revitalizada, que se aproxima do padrão nacional e até internacional, garantirá aos nossos esportistas mais velocidade e segurança. Em Roraima, temos atletas de alto nível que agora terão uma pista adequada para treinar”, contou.

A competição previu, ainda, medalhas aos cinco primeiros colocados de cada categoria. A Copa é dividida em três etapas, sendo que os atletas classificados participarão no dia 24 de setembro de 2023 do Campeonato Estadual (Etapa Única). Desde 2013 a Prefeitura de Boa Vista tem apoiado as competições, oferecendo tendas, aparelhagem de som e medalhas.

ATLETA DE ELITE – Adolfo Moratelli, de 13 anos, já acumula diversos títulos nacionais e internacionais e atualmente lidera o ranking brasileiro em sua categoria. Ano passado se consagrou, pela primeira vez, medalhista de ouro no Campeonato Brasileiro de BMX, que aconteceu em Londrina (PR).

Adolfo Moratelli é um dos grandes nomes do BMX roraimense, liderando atualmente o ranking brasileiro em sua categoria

O jovem já participou, inclusive, de competições nos Estados Unidos e França. Na competição deste domingo, 6, o atleta de elite garantiu o primeiro lugar na categoria ‘Boys – 13’. “Estou muito feliz com mais essa conquista. Fruto de muito foco, dedicação e treinamentos diários. Gostei da revitalização da pista. Está muito melhor agora para treinar”, comentou.

Annyele Rayssa pertence a uma família em que o esporte é tradição, sendo uma das primeiras mulheres de sua geração a praticar o BMX

TRADIÇÃO FAMILIAR – A atleta Annyele Rayssa, de 17 anos, vem de uma família em que o BMX é uma verdadeira tradição de décadas, passando de geração em geração. “Minha mãe já praticou e da minha geração fui uma das primeiras meninas a fazer o esporte. Tanto que na época cheguei a convidar amigas e dar forças para as mulheres começarem. Para mim é motivo de muito orgulho”, disse.

“O esporte já se tornou uma verdadeira tradição na nossa família”, disse Jean Roosevelt

O avô, Jean Roosevelt, tem pelo menos 40 anos de história junto ao esporte. “São muitos anos de dedicação e luta no BMX. Só agora, de fato, estamos colhendo esses frutos. O esporte já se tornou uma verdadeira tradição na nossa família. Uma das bicicletas tem mais de 20 anos e está sendo usada hoje aqui, pelo meu neto”, contou.

Nessa família, o BMX atravessa gerações

E nessa família, quanto mais cedo se começa, melhor. O pequeno Noah Oliveira, de apenas 1 anos e um mês, fez sua estreia na pista e recebeu sua primeira medalha. O pai, Lennet, filho de Jean, ficou cheio de orgulho do mais novo atleta da família.

O pequeno Noah, de apenas 1 ano e um mês, prova que talento está no sangue e já tem sua primeira medalha no esporte

“Estamos incentivando ele desde cedo e espero que quando estiver mais crescidinho ele possa realmente gostar e manter viva essa tradição familiar. O BMX me trouxe amizades, saúde e muitas outras coisas boas”, disse.

REVITALIZAÇÃO – A pista, que conta com extensão total de 310 metros, era somente de barro e recentemente passou por uma revitalização, feita pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP).

O trajeto recebeu 160 metros de asfalto, o que corresponde a 69 toneladas do componente. Porém o asfalto na pista não é contínuo, alternando com os 150 metros restantes de barro.

______________________________________

LINK DAS FOTOS:

Katarine Almeida – https://flic.kr/s/aHBqjAuDsX