Servidores do Estado realizam paralisação dia 1º de junho com indicativo de greve

Servidores do Estado realizam paralisação dia 1º de junho com indicativo de greve
Francisco Figueira é presidente do Sintraima e representa os servidores/ Foto: Reprodução Redes Sociais

Os servidores do Governo do Estado realização uma paralisação de 24 no próximo dia 1º para cobrar o reajuste anual. Eles tomaram a decisão em assembleia geral que ocorreu nesta terça-feira (23).

A paralisação também tem indicativo de greve geral caso o governador Antonio Denarium (PP) não atenda as solicitações.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo do Estado de Roraima (Sintraima), Francisco Figueira, explicou que várias categorias receberam o reajuste, no entanto, todos têm o mesmo direito.

“Estamos com chamando aí todos os servidores do Estado que é de direito a revisão geral anual. E na mesma data com o mesmo item para todos. Então vamos lá buscar um direito que é do servidor. Então se foi dado para uma determinada categoria, tem que dar para todos os servidores. Isso é lei. Vamos procurar fazer os procedimentos jurídicos cabíveis em relação a essa situação, que o Governo de Roraima colocou os servidores do Estado”.

Entenda

No último dia 9 de maio 12 entidades sindicais do Estado enviaram um ofício conjunto ao governador Antonio Denarium (PP) para cobrar reajuste salarial.

Conforme o documento, no dia 4 de abril deste ano, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou Projetos de Lei (PLs) que concederam aos servidores do Judiciário, do Legislativo, assim como de alguns órgãos fiscalizadores e de controle um reajuste de 5,79%, baseado no índice inflacionário.

Dessa forma, somente os servidores do Governo do Estado não receberam reposição salarial com base nos fundamentos constitucionais. Sem resposta, servidores deliberaram e decidiram pela paralisação de 24h.

A tabela abaixo mostra a defasagem dos salários de acordo com o Índice Oficial de Inflação.

Fonte: Da Redação