Alunos de medicina veterinária criam projeto para ajudar animais de rua que sofrem com o calor

Alunos de medicina veterinária criam projeto para ajudar animais de rua que sofrem com o calor
Foto: Arquivo/PMBV

Em um dia quente em Boa Vista, todos sofrem com calor. E para suportar, somente água e uma boa alimentação. Isso vale também para os animais de rua. Pensando nos cães e gatos que são facilmente encontrados nas ruas da cidade, os alunos do curso de medicina veterinária criaram o projeto “Uma Gota de Vida”.

A ação começou por uma iniciativa de Lucilane França e mais oito alunos do curso. Ela destacou a importância do projeto diante da onda de calor que atinge Roraima.

“Este projeto é para conscientizar a população a oferecer água potável para os animais em situação de rua, tendo em vista que estamos com uma temperatura muito elevada. Nosso objetivo é que a população coloque uma vasilha de água em frente a sua casa, coloque para os animais à noite, porque durante o dia não tem como deixar aquela água no sol, a não o ser que tenha uma sombra ou qualquer que possa proteger do sol”, disse.

Além disso, ela ressaltou que, juntamente aos colegas, vai a outras instituições de ensino promover o trabalho de conscientização. “Por vezes você pode até nem ter condições financeiras de comprar uma ração, mas é possível colocar uma água. Eles estão se desidratando, estão morrendo. Eles estão precisando de água”, ressaltou.

Lucilane pede apoio da população para a efetiva execução do projeto. “Peço também para as pessoas que encontram as vasilhas de água nas ruas, para que não peguem e nem furtem. Ajude, coloque água na vasilha caso esteja seca, mas não levem, pois aquela água pode salvar uma vida”, concluiu.

Ajudando os animais de rua

Eric Rodrigues é dono de quatro lojas comerciais e disse que sempre realiza ações para ajudar os animais em situação de rua. Em frente aos estabelecimentos, são disponibilizados um cantinho para água e ração. Dessa forma, ele incentiva a população.

“Vamos tentar fazer nossa parte individualmente, na nossa casa, oferecendo uma alimentação ou uma água para esses seres indefesos”, enfatizou.

Fonte: Rádio 93 FM