Projeto do Instituto Federal que ensina robótica, representa Roraima em evento nacional no Espírito Santo

Projeto do Instituto Federal que ensina robótica, representa Roraima em evento nacional no Espírito Santo
Foto: Divulgação

O Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio do Campus Avançado Bonfim, está representando Roraima no evento Empreendedorismo, Inovação e Tecnologias Digitais na Rede Federal na cidade de Cidade da Inovação do Ifes, no Espírito Santo.

Como resultado, o evento reúne profissionais e estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, abordando o papel da inovação e do empreendedorismo no desenvolvimento da educação profissional no País.

Representando o IFRR, a professora Karla Tabosa e a estudante bolsista Olívia Silva Oliveira de Moraes apresentaram, o projeto “Ensino da Lógica de Programação e Raciocínio Matemático Aplicados à Robótica”, iniciativa desenvolvida em parceria com o Ifes.

O projeto

Em Roraima, o projeto de extensão teve desenvolvimento em 2023. O objetivo era promover o ensino da lógica de programação e do raciocínio matemático. Isso com o auxílio da robótica para alunos dos anos finais do ensino fundamental (do 6.° ao 9.° ano) de escolas públicas de de Roraima.

Sendo assim 3 escolas do Bonfim, 1 do Amajari e 2 de Boa Vista receberam atendimento. Dessa forma o resultado foi de 290 estudantes.

Segundo a professora Karla, o projeto aprimora as habilidades técnicas dos alunos e também prepara jovens para um mercado de trabalho.

Para a estudante Olívia Silva Oliveira de Moraes, a participação no evento representa uma conquista pessoal e acadêmica. “Estar em um evento como esse é um sonho realizado, que me proporcionou novas experiências, aprendizado e novos amigos”, disse.

O evento

O EducaMundo 4.0 representa uma plataforma significativa para projetos como o do IFRR e do Ifes. Ele incentiva a troca de experiências e o compartilhamento de práticas que fortalecem o ecossistema de inovação nas instituições federais.

Por fim, a iniciativa promove a formação de redes de colaboração e o desenvolvimento de novas tecnologias para a educação. O que reforça o papel da Rede Federal como protagonista no ensino técnico e profissionalizante no Brasil.

Fonte: Da Redação