Depois de 5 meses de espera, paciente de Alto Alegre chega no HGR e descobre que Sesau não marcou exame

Depois de 5 meses de espera, paciente de Alto Alegre chega no HGR e descobre que Sesau não marcou exame
Fachada do Bloco E HGR/Foto: Gabriel Cavalcante/Roraima em Tempo

A família do paciente Augusto Francisco Apolinário, de 46 anos, procurou a reportagem para denunciar a demora para marcar um exame de colonoscopia. O homem sofre com fortes dores abdominais e precisa do atendimento. A filha, Andry Santiago, relatou o caso nesta quinta-feira (23).

Conforme Andry, a família tentou marcar o exame, mas recebeu a informação de que somente a unidade poderia marcar, e que avisariam a data. O dia do exame chegou a ser informado, porém ao chegar no Hospital Geral de Roraima (HGR), o paciente não recebeu o atendimento.

“A gente esperou uns três meses para eles ligarem avisando. Avisaram que estava marcado para o dia 21 [de fevereiro]. Ligaram de novo avisando […] pediram os documentos dele. Sendo que ele já tinha deixado os documentos dele lá. Mesmo assim eu mandei de novo. Perguntei se era lá no HGR e eles falaram que sim. Aí o meu pai foi lá e simplesmente falaram para ele que não tinha nada marcado”, explicou.

A filha relata que seu pai sente muitas dores na barriga. Já passou por um urologista que o encaminhou para o exame de colonoscopia.

No entanto, as dificuldades de locomoção piora a situação. Eles moram na comunidade do Boqueirão, no município do Alto Alegre.

“Meu pai tem que ir de moto sentido dores. Ele não consegue andar de moto por muito tempo porque ele sente muitas dores. Ele vai de moto por não ter outro jeito. Se esforça para chegar no dia certo, no horário certo e quando chega lá eles falam que não tem nada marcado […] Esperamos 5 meses para mandarem a data.”, disse.

Paciente tem dificuldades no deslocamento

Além disso, os gastos com gasolina e comida preocupa e revolta a família do paciente. Assim, eles informam que para Boa Vista, a viagem é longa e ao chegar na cidade, Augusto precisa gastar com alimentação.

“Ele continua sentindo as dores. A consulta dele era pra hoje com a doutora, para levar esse exame feito. Ele nem foi porque não tinha como ele ir de moto. Antes de ontem ele foi para fazer o exame de moto, chegou sentindo muitas dores e ainda está com dor. Não aguentava chegar até em Boa Vista. Passou cinco meses. E agora será que vão esperar um ano pra marcar esse exame de novo?”, finalizou.

Dessa forma, Andry cobra um posicionamento da Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau).

Citado

Em nota, a Sesau disse que Augusto Francisco Apolinário está com procedimento agendado para o começo do mês de março. Disse ainda disse ainda que o paciente deve procurar a Central de Marcação de Cirurgia no HGR para confirmação da data e exames complementares.

Fonte: Da Redação