Mosca da Carambola: Roraima volta a ficar impedido de exportar frutas

Mosca da Carambola: Roraima volta a ficar impedido de exportar frutas
Medida foi publicada no Diário Oficial da União – Foto: Divulgação/Mapa

O Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) publicou uma portaria para declarar Roraima sob quarentena devido à Mosca da Carambola. A decisão é do dia 6 de abril, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (10).

“A declaração constante no artigo 1º, desta Portaria, terá vigência por tempo indeterminado, desde que não ocorra alteração de status fitossanitário e sejam observadas as exigências legais para sua manutenção”, diz trecho do documento.

Como resultado, todo o estado de Roraima fica impedido de exportar as frutas que são hospedeiras da Mosca da Carambola.

O Mapa vai enviar comunicado ao Governo de Roraima. E através dos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária (Aderr) nos municípios, o Estado deverá informar os produtores.

Atualmente, quase todos os municípios de Roraima registram a presença da praga da Mosca da Carambola. Dessa forma, a quarentena ocorre para evitar que a praga se alastre pelo país.

A reportagem entrou em contato com o Governo de Roraima para saber quais medidas a Aderr deve tomar para reverter a situação.

Em nota, o Governo se limitou a dizer que “a coordenação do controle da mosca da carambola é de competência do Ministério da Agricultura e Pecuária [Mapa]”.

Além disso, não informou se a Aderr irá tomar medidas para reverter a situação que prejudica produtores de todo o Estado.

Fonte: Da Redação