Vigilante de RR é alvo de operação que investiga grupo por crimes cibernéticos em SP

Vigilante de RR é alvo de operação que investiga grupo por crimes cibernéticos em SP
As buscas ocorreram em dois endereços – Foto: Reprodução/PCRR

As Polícias Civis do Paraná, São Paulo e Roraima deflagrou na manhã desta segunda-feira (29) a Operação Watcher, com o objetivo de esclarecer crimes cibernéticos. A ação mira um grupo que invade dispositivos móveis, observa conteúdos íntimos e sexuais para, logo em seguida, criar perfis falsos para receber vantagens financeiras e praticar extorsões.

As investigações apontaram que a atuação dos suspeitos ocorria em Roraima. Então, em Boa Vista, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no bairro Senador Hélio Campos, zona Oeste da Capital. O alvo principal foi um vigilante, de 22 anos.

Os agentes apreenderam um telefone celular, um pen drive, bem como três cartões de créditos e uma máquina de cartão. Todo o material recolhido será entregue à polícia de São Paulo.

Investigações sobre o grupo

O caso passou a ser investigado a partir do mês de fevereiro, quando uma vítima procurou a Polícia Civil. Ela contou que pessoas teriam invadindo seu celular e, em posse de informações pessoais, passou a extorqui-la para que não divulgassem tais conteúdos íntimos.

Além disso, a vítima informou que os suspeitos exigiam valores desonestos e realizavam perseguições por meio de mensagens, áudios e fotografias.

Ainda segundo a Civil, após a instauração do inquérito, as investigações identificaram outras três vítimas de ataques do mesmo grupo. Eles operavam na região de Presidente Prudente, entretanto, os autores das extorsões estavam em outros estados.

Por terem usado documentos falsos em todos os momentos, houve a representação pelas buscas domiciliares deferidas pela Justiça.

Fonte: Da Redação

Fonte: Da Redação.