Integrantes da Orquestra Jovem Sesc Roraima participam do 12º Festival Internacional Sesc de Música

Integrantes da Orquestra Jovem Sesc Roraima participam do 12º Festival Internacional Sesc de Música
Edição do Sesc partiduras – Foto: Sesc Roraima

Seis integrantes da Orquestra Jovem do Sesc Roraima participam da 12ª edição do Festival Internacional Sesc de Música. O evento iniciou nesta segunda-feira (15), em Pelotas, no Rio Grande do Sul, e segue até o dia 26.

Os artistas irão aprimorar suas técnicas de viola, violino e violoncelo, e se juntam com músicos da entidade de outros estados, assim como as Orquestras Municipal e do Areal, integrando o Núcleo Social do evento, que é um dos maiores de música de concerto da América Latina.

No dia 24, às 20h30, o grupo subirá no palco do Theatro Guarany, um símbolo cultural da cidade gaúcha, como Orquestra Jovem Sesc Brasil. A regência é do professor Geovane Marquetti.

Além dos seis integrantes selecionados, uma estudante também ganhou uma bolsa para o curso de fagote. Dessa forma, ela terá aula com o italiano Giorgio Mandolesi, primeiro fagote solista da Orquestra de Paris. Giorgio é também professor da Escola Superior de Música de Zurique (Suíça) e do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris.

Com direção artística do maestro Evandro Matté, a iniciativa conta, ao todo, com 46 professores, de 13 nacionalidades. Eles ficam responsáveis de compartilhar seus conhecimentos com cerca de 400 alunos de vários estados brasileiros e países da América do Sul.

Os estudantes poderão integrar a Banda e a Orquestra Sinfônica Acadêmica, com a oportunidade de participarem de espetáculos com a temática de música de cinema. Além disso, os alunos também se apresentam em solos nos recitais, que acontecem no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Atrações do evento

O 12º Festival Internacional Sesc de Música terá, ao todo, 63 apresentações gratuitas para a população. Nesse sentido, a programação inclui iniciativas do Festival na Comunidade, que leva a música para locais como hospitais e igrejas, e o Palco Móvel, que circulará por bairros de Pelotas.

Os recitais e concertos também poderão ser apreciados no Theatro Guarany, Clube Caixeiral, Conservatório de Música da UFPel, Praia do Laranjal e no Largo do Mercado Público, que recebe o espetáculo final, nesta edição, com a temática de músicas de cinema, executadas pelos alunos da Orquestra Sinfônica Acadêmica.

De acordo com o Sesc, alguns espetáculos terão transmissão ao vivo pelo site do evento, onde também está disponível a programação completa. Pessoas de outros estados que, porventura, forem prestigiar o Festival presencialmente, podem retirar seus ingressos para as apresentações no Theatro Guarany, antecipadamente pelo site.

Sobre o Festival Internacional Sesc de Música

Em sua 12ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais.

Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com o Ministério da Cultura, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural.

No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra, assim como a prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. Por outro lado, no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade.

O 12º Festival Internacional Sesc de Música conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e SIM Rede de Postos.

Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o evento tem, ainda, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS. O apoio cultural fica por conta da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Expresso Embaixador e Nave. O apoio educativo é por conta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Unisinos.

Fonte: Da Redação