Por falta de material, o Hospital Geral de Roraima (HGR) suspendeu as cirurgias de gastrostomia. O setor de Endoscopia informou a decisão ao diretor clínico da unidade, Alysson Lins, na sexta-feira (16).
A gastrostomia é uma cirurgia realizada para a colocação de sonda, através da pele da barriga diretamente até ao estômago. O procedimento serve para permitir a alimentação, bem como fornecimento de nutrientes nos casos em que a pessoa não consegue se alimentar pela boca.
Conforme um outro documento, Alysson determinou que, a partir de ontem (19) toda a solicitação para o procedimento seja encaminhada para o serviço de cirurgia-geral.
No dia 16 deste mês, a direção do hospital recebeu um ofício informando sobre a falta de kits para o procedimento. Além disso, o documento já informava que o procedimento estaria suspenso até que a Sesau resolvesse o problema.
Suspensão e demora nas cirurgias
A demora para a realização de cirurgias pela rede estadual é alvo de constantes denúncias à reportagem. Em um dos casos, uma mulher com 38 pedras na vesícula que precisava de um procedimento de urgência, recebeu a notícia que teria que esperar até três meses por uma cirurgia.
Além disso, em outubro do ano passado, a Sesau havia suspendido as cirurgias eletivas por falta de material no HGR. Um trecho do documento citava que as cirurgias eletivas deveriam ficar suspensas até a normalização da entrega do material cirúrgico.
Fonte: Da Redação