Roraima registra mais de 500 casos prováveis de dengue

Roraima registra mais de 500 casos prováveis de dengue
Foto: Reprodução/Banco de Imagens

Em meio ao período chuvoso, Roraima já registra mais de 500 casos prováveis de dengue. Os dados são da Coordenadoria-geral de Vigilância em Saúde e correspondem aos primeiros sete meses do ano.

Do total de casos prováveis, 222 estão em Boa Vista. Na sequência, aparecem os municípios de Rorainópolis e Normandia, com 116 e 53 casos respectivamente. Mesmo assim, todos as cidades de Roraima foram orientadas a reforçar as ações de combate ao mosquito transmissor da doença.

Em entrevista à TV Imperial, o técnico do Núcleo de Controle da Febre amarela e da Dengue em Roraima, Joel LIma, falou sobre os destaques do mais recente Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), bem como a situação das arboviroses, as doenças transmitidas pelo mosquito.

“No último Lira, apenas dois municípios estavam em média incidências, todos os outros estavam em alta incidência […] Estão circulando nos municípios do estado de Roraima hoje: vírus 1, vírus 2, vírus 3 e vírus 4 da dengue, além de Mayaro e Oropouche, que a gente conseguiu identificar com exames laboratoriais […] Todos os quinze municípios do estado hoje, a qualquer momento, podem estourar uma epidemia ou um surto epidêmico”, disse.

O técnico ainda relembrou os cuidados necessários para evitar o surgimento de criadouros do mosquito.

“Colocar o lixo no local certo, na hora certa, para se destinar ao local correto. Proteger pneus, se você precisa desses pneus, faz parte do seu trabalho e você precisa dele: proteger ele para que não acumule água. Olhar calhas, olhar qualquer depósito que fique no quintal que possa acumular água por mais de sete dias. Até uma casca de ovo e uma tampa de garrafa”, detalhou.

Fonte: TV Imperial