
A Clínica Renal de Roraima suspendeu os atendimentos a pacientes crônicos nesta sexta-feira, 14. A empresa já havia avisado sobre a possível paralisação do serviço em ofício enviado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) na última terça-feira, 11, devido a uma dívida da Pasta, acumulada em R$ 10,8 milhões.
No documento, a conveniada do Governo disse que apesar da inadimplência do Estado, a empresa continuou a prestar os serviços. No entanto, precisa do pagamento para que possa seguir em atividade.
Os débitos são referentes ao meses de agosto, outubro e novembro de 2022; junho, julho e dezembro de 2023; outubro, novembro e dezembro de 2024; e janeiro de 2025.
A suspensão dos atendimentos afeta cerca de 350 pacientes crônicos, que devem buscar o serviço de hemodiálise no Hospital Geral de Roraima.
O Roraima em Tempo procurou a Sesau para posicionamento e aguarda retorno.
Atraso salarial
A inadimplência do Governo afetou diretamente o pagamento dos funcionários da empresa, que ainda não receberam os salários do mês de janeiro. Por isso, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Privados de Serviços de Saúde do Estado de Roraima (Siemesp-RR) procurou a Justiça do Trabalho.
Em decisão liminar, concedida no dia 9 de fevereiro, o juiz Gleydson Ney Silva da Rocha determinou à Clínica Renal o pagamento dos salários atrasados no prazo de 48 horas, o que não ocorreu.
Fonte: Da Redação