FAMÍLIA QUE ACOLHE – Programa revoluciona o cuidado com a 1ª infância beneficiando milhares de famílias boa-vistenses

Os encontros da Universidade do Bebê (UBB), uma das principais atividades do FQA que acontecem a cada 15 dias, retornaram esta semana

As atividades da Universidade do Bebê (UBB), iniciativa que integra o ‘Família que Acolhe’ (FQA), retornaram esta semana, tanto na sede do programa, no Pintolândia, como nos sete Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), espalhados pela capital. A descentralização, que aconteceu em maio de 2021, garante mais atenção e qualidade de vida às mais de 4 mil famílias cadastradas nestes locais.

Os encontros da UBB acontecem a cada 15 dias, tanto na sede do FQA, quanto nos sete CRAS espalhados pela capital

A UBB está entre as principais atividades do FQA, programa de desenvolvimento infantil considerado referência em todo o país, revolucionando o acompanhamento da primeira infância, que compreende desde a gestação aos seis anos de idade. Até o momento, foram mais de 27 mil gestações assistidas (desde 2013), cerca de 7 mil cadastros ativos, além de 950 famílias que contam com visitas domiciliares.

“Descentralizar o programa foi um passo fundamental para obtermos maior cobertura e garantir mais qualidade de vida às milhares de famílias atendidas pelo Família que Acolhe, que tem crescido a cada dia. O FQA mais próximo de casa, traz a comodidade e o respeito que nossas beneficiárias merecem, fortalecendo, ainda, a política pública de desenvolvimento da primeira infância”, disse o prefeito Arthur Henrique.

“Como sou mãe de primeira viagem, esse acompanhamento tem sido fundamental”, disse Janaína Siqueira, mãe do pequeno Ravi Fillip

Janaína Siqueira, mãe do pequeno Ravi Fillip, de cinco meses, reconheceu que a descentralização do programa facilitou sua vida, além de considerar o FQA fundamental para sua primeira experiência sendo mãe.

“Como sou mãe de primeira viagem, esse acompanhamento tem sido fundamental. Tiro dúvidas com as facilitadoras, troco experiências com outras mãezinhas e isso é muito bom. Ficou ainda melhor com o atendimento próximo de casa”, explicou.

Dione Monteiro, pai da Hanna, faz questão de paritcipar de todos os encontros, junto à esposa, Deilys Reyes

PAPAI NA ÁREA – E para quem pensa que só as mamães vão aos encontros, está muito enganado! Dione Monteiro é pai da Hanna, de seis meses e faz questão de estar presente em todas as reuniões do programa, junto a esposa, Deilys Reyes.

“Sempre participo dos encontros, pois gosto de acompanhar o desenvolvimento dela, que graças ao programa tem sido excelente. Essas atividades ajudam ela a aprender mais rápido a andar,  falar  e como pai quero participar de todos os momentos importantes da vida dela”, contou.

Samara Feitosa, mãe da pequena Laura, está entre uma das mais de 900 beneficárias atendidas em casa pelo FQA

ATENDIMENTO DOMICILIAR – Samara Feitosa é mãe da Laura Beatriz, de 2 anos e 8 meses. Moradora do bairro Cidade Satélite, ela está entre uma das mais de 900 famílias que recebem atendimento em casa.

“Facilitou demais a minha vida. Eu gosto muito do programa, pois ajudou no meu processo como mãe pela primeira vez. Aprendi sobre alimentação saudável e a fazer atividades interessantes para o desenvolvimento da minha filha”, disse.

MAIS BENEFÍCIOS – Além dos encontros da UBB, que acontecem a cada 15 dias, as beneficiárias recebem enxovais no final da gravidez, 3 latas de leite por mês, de um ano aos 4 anos de idade completos e a creche é garantida conforme a assiduidade da família. Os serviços de saúde continuam sendo ofertados na sede do programa, e agora, com a parceria das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

__________________________________________

LINK DAS FOTOS:

Katarine Almeida – https://flic.kr/s/aHBqjAnSZa