Secretária da Saúde de RR acusa deputado de assédio moral

Cecília Smith Lorezom explicou que confusão teve início após o deputado estadual Nilton do Sindpol (PATRI) se recusar a cumprir norma de não utilizar celular em sala de reunião (Foto: Divulgação)
Cecília Smith Lorezom explicou que confusão teve início após o deputado estadual Nilton do Sindpol (PATRI) se recusar a cumprir norma de não utilizar celular em sala de reunião (Foto: Divulgação)

A secretária de Saúde de Roraima (Sesau), Cecília Smith Lorezom, afirmou ter sofrido assédio moral por parte do deputado estadual Nilton do Sindipol (PATRI) durante uma discussão nesta quarta-feira (23) na sede da secretaria, em Boa Vista.

Segundo ela, o parlamentar foi “sexista e machista” ao se recusar a respeitar regra de não levar o celular para o gabinete onde ocorreria uma reunião entre a Sesau e o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Roraima (Sindprer) para discutir sobre a paralisação da categoria.

“Todo mundo tirou o celular, mas o deputado Nilton se recusou, dizendo que era um direito dele personalíssimo. Ele passou vários minutos relutando para entregar o aparelho e colocar em uma caixa, até que começou a se exaltar”, afirmou Lorezom.

Nilton do Sindpol, que faz oposição ao governador Antonio Denarium (PSL), é membro da CPI que investiga a Saúde. O deputado confirmou que houve a discussão por se negar a entregar o telefone. “Fui expulso ‘aos berros’ da reunião”, declarou.

“Eu disse em alto e bom tom que estava ali como parlamentar e que não iria me retirar porque é um prédio público”, complementou Nilton.

“Foi uma forma de assédio, esse tipo de conduta não se tem. Uma pessoa normal, que esteja representando um poder, não vai para cima de outra. E por que um homem iria para cima de uma mulher? Ele achou que eu estaria indefesa ou que recuaria com aquele ato de agressão?”, disse ela.

O deputado negou que o confronto tenha ocorrido pelo fato da chefe da pasta ser uma mulher. “Eu só a tratei do mesmo jeito que ela tratou um parlamentar”. Na avaliação dele, a secretária não é preparada para o cargo que exerce e que espera “que ela seja exonerada”.

A secretária se pronunciou sobre o ocorrido ao lado de outras mulheres, servidoras da pasta, em um vídeo publicado na página oficial da Sesau no Facebook e disse que vai registrar um boletim de ocorrência contra o parlamentar.

Diante da confusão, a reunião foi suspensa e uma nova data deve ser marcada para que as pautas do Sindprer sejam debatidas com a Sesau. O presidente do sindicato foi procurado para falar sobre o reagendamento, mas até a publicação desta matéria não houve resposta.

Além do Sindprer, também estavam presentes na Secretaria de Saúde um procurador-geral do estado e os deputados Soldado Sampaio (PCdoB), líder do Executivo na Assembleia Legislativa, e Jeferson Alves (PTB). Ambos deixaram o celular fora da sala, afirmou Cecília.

A acusação de Lorezom contra o parlamentar ocorre em meio a crise institucional entre o governo e a Assembleia.

O embate ocorre porque governador Antonio Denarium (PSL) acusa Jalser Renier (SD) de travar votações de projetos de interesse do governo, e Renier afirma que o chefe do executivo “brinca com a maneira de administrar o estado”. Na quarta, o líder do governo usou a tribuna para chamar Renier de “chefe de quadrilha”.

Informações: G1 Roraima