Policiais da Dicap capturam venezuelano suspeito de ter feito disparo que matou jovem em Boa Vista

Jairo Alcala também era foragido do sistema prisional; ele foi preso no bairro Caimbé - Foto: Reprodução/Nonato Sousa
Jairo Alcala também era foragido do sistema prisional; ele foi preso no bairro Caimbé – Foto: Reprodução/Nonato Sousa

Quase nove meses depois da morte da jovem Graciely Ribeiro da Silva, 22, em março deste ano, atingida com um tiro quando se encontrava na praça do bairro Caimbé, zona Oeste de Boa Vista, policiais da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap), da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), capturou no início da noite desta segunda-feira (23) o venezuelano Jairo Antônio Hernandes Alcala, 23. Ele é suspeito de ser o autor do tiro que matou Graciely.

Jairo Alcala foi localizado no próprio bairro onde ocorreu o crime, nas proximidades da Feira do Passarão, local conhecido pela concentração de prostitutas venezuelanas. De acordo com informações colhidas com os policiais da Dicap, a equipe monitorava o local quando localizou o suspeito.

O imigrante era considerado foragido do sistema prisional desde fevereiro de 2018, ocasião em que cumpria pena em prisão domiciliar e deixou de assinar no albergue. Conforme arquivo da Dicap, Alcala foi condenado por roubo e está fichado no sistema prisional desde agosto de 2017.

Após a detenção, Alcala foi conduzido à sede da Dicap e ainda na noite desta segunda-feira (23) será recolhido à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.

Alcala disse que voltou da Venezuela há cerca de quatro dias para passar o Natal com a mulher e o filho que ficaram aqui desde que retornou ao país de origem.

MORTE

De acordo com a Dicap, Alcala é integrante da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Apontado como responsável pelo controle do tráfico de drogas no bairro Caimbé, em março deste ano, mais precisamente na noite do dia 25 (uma segunda-feira), data da morte da jovem, ele e outro traficante brasileiro, também do PCC, entraram em conflito e houve troca de tiros, momento em que a vítima, que estava num lanche na praça, foi atingida. Graciely Silva foi socorrida, mas não resistiu e morreu no Hospital Geral de Roraima.

Desde a época do crime, Alcala era procurado. “A informação era de que ele tinha fugido para a Venezuela”, disse um dos policiais, ao acrescentar que a equipe policial ficou atenta ao seu possível retorno e nesta segunda-feira conseguiram capturá-lo.

Ainda de acordo com a fonte policial, Alcala deve ser interrogado acerca da morte da jovem pela Polícia Civil nos próximos dias.

NEGOU

Ao ser perguntado sobre a suspeita de ter feito o disparo que matou Graciely Silva, Alcala negou.

Informações: Roraima em Tempo