CORONAVÍRUS – Funcionários do Aeroporto de Boa Vista ainda não estão usando máscaras

O fluxo de movimento dos aeroportos vem gerando preocupação desde a confirmação dos casos de Coronavírus. Apesar disso, os funcionários do Aeroporto Internacional de Boa Vista, Atlas Brasil Cantanhede, ainda não receberam nenhuma recomendação oficial de uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI). Um dos motivos para isso seria a falta de voos internacionais para a capital, segundo afirma uma fonte extraoficial.

Mesmo sem a orientação oficial de órgãos de vigilância epidemiológica, existe um plano de contingência para esses casos, que abrange qualquer tipo de emergência que possa vir a acontecer.

“Nesses casos, seriam acionados os setores de interface de entrada. Nesse momento, se trabalha de uma maneira que não gere pânico”, disse fonte extraoficial.

Em relação à chegada de chineses em Roraima, um servidor do aeroporto que preferiu não se identificar explicou que dificilmente eles viajam por meio aéreo, ocorrendo normalmente por meio de navios que ancoram na Guiana e a identificação de possíveis casos já ocorre dentro desse período em que a pessoa está em viagem.

Tentamos entrar em contato com a Infraero para obter mais informações, porém até o fim dessa reportagem, não obtivemos resposta.

População teme entrada do vírus no Brasil

A Folha foi ao Aeroporto Internacional de Boa Vista para falar com algumas pessoas que estavam embarcando ou acompanhando quem iria viajar para falar sobre a preocupação em relação a uma possível chegada do Coronavírus e se a população já tem se protegido contra a nova doença.

Funcionário público e morador do município de Mucajaí, Valmir Cruz, de 54 anos, acompanhava a esposa que viajou para o Estado de São Paulo. Ele demonstrou preocupado quanto à chegada do Coronavírus na América Latina.

“Como lá na China, onde a doença começou, o povo é mais aglomerado, essa doença pode propagar rápido. A gente observa que estão tentando evitar mais problemas, mas é perigoso. Temos que ter muito cuidado com o nosso país. Nossa família tem tomado algumas prerrogativas para evitar isso, caso chegue aqui, como evitar locais mais aglomerados, entre outros cuidados”, opinou.

O autônomo Paulo de Brito Oliveira, de 49 anos, estava de férias com a família na capital e estava aguardando o voo de volta para Belém (PA) quando foi abordado pela reportagem. Ele também deu algumas considerações sobre essa preocupação com o Coronavírus.

“A gente está com medo, né? Às vezes tem outros países que não se preocupam com a prevenção e a doença está chegando. Não queremos que aconteça aqui no Brasil, porque esse vírus pode ser transmitido pelo ar. A realidade é essa”, declarou o homem.

A dona de casa de casa Lucinda Correa da Silva, de 46 anos, também estava no Aeroporto acompanhando a irmã que viajou para Rondônia. Ela reforçou a necessidade de se prevenir contra a doença.

“Tem sempre a chance de chegar aqui em Boa Vista e sempre temos que tomar esse cuidado de nos proteger e não viajar para lugares, como Lethem mesmo, evitar aglomerações… é que precisamos fazer”, concluiu.

Informações: Folha de Boa Vista – Foto: Nilzete Franco