Detento morre no Hospital Geral de Roraima e família descobre dias depois

O detento da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) Valdenir de Souza Lima, conhecido como “Bregide”, faleceu no Hospital Geral de Roraima (HGR) no último fim de semana, após ficar internado por quatro dias.

A família, entretanto, só soube da morte por meio das redes sociais, nessa segunda-feira (10). “Bregide” não pôde ser enterrado em São João da Baliza, município onde morava antes de ser preso, pois o corpo já estava em estado de decomposição.

Uma mulher que é parente de Valdenir, e optou por não ser identificada, relatou que até agora a família só sabe que ele morreu de insuficiência renal. O corpo será enterrado em Boa Vista, depois de oficialização em cartório por um familiar que teve de se deslocar até a capital.

“Ele deixou três filhos, todos menores de idade. A falta de comunicação da Sejuc [Secretaria de Estadual da Justiça e Cidadania] foi muito injusta. Se ele deu entrada no HGR, deveriam ter perguntado por contatos de parentes. Sabemos que ele cometeu erros e estava pagando por eles, mas como familiares temos direito de saber como ‘Brigide’ estava. Ele ainda era um ser humano, não um bicho”, disse.

Conforme a informante, a família suspeita que o endereço de Valdenir que constava na Sejuc estava errado. Por causa disso, funcionários do HGR teriam entrado em contato com moradores de São João da Baliza, com o objetivo de conseguir falar com os familiares.

Mesmo assim, a denunciante destacou que não há preocupação em manter famílias de detentos informadas sobre o que ocorre na Pamc. “Vimos a notícia que os presos estavam sem fardamento, usando apenas cueca. Isso nos deixa preocupados sobre o que aconteceu com ele lá dentro. Visitas estão suspensas. Não sabemos de nada”, declarou.

CITADA

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) justificou que o paciente foi atendido no Pronto Socorro Francisco Elesbão e recebeu todo o suporte médico. “Esclarece que foi feita a declaração de óbito e o documento foi entregue à família, pelo setor de Serviço Social. Esse é o procedimento de praxe adotado para todos os casos”, finalizou.

Informações: Roraima em Tempo – Foto: Divulgação