Após meses de transtornos, balsa do Passarão voltará a funcionar essa semana, diz Governo

A balsa Trombetas, mais conhecida como balsa do Passarão, que realiza a travessia do rio Uraricoera, tem previsão de voltar a funcionar nesta quarta-feira, 23. Há mais de um ano que o veículo é motivo de transtornos aos moradores da região.

A balsa já ficou semanas encalhadas e moradores denunciaram que o rebocador da mesma afundou no rio, o que dificultou a travessia entre os dois pontos.

O motor atualmente passa por manutenção e está sendo totalmente retificado, para garantir segurança ao realizar o trânsito de veículos e pessoas entre a Vila do Passarão, zona rural de Boa Vista, e as comunidades indígenas do Baixo São Marcos.

Inicialmente, a previsão para a volta dos serviços prestados pela balsa Trombetas era para o dia 24 de dezembro, porém, com a intensificação dos trabalhos, a expectativa é que ela volte a funcionar um dia antes. Enquanto isso, uma lancha do Corpo de Bombeiros garante a travessia de pessoas até a outra margem do Uraricoera, principalmente emergências e tratamentos de saúde.

A operação da embarcação é de responsabilidade da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento). O diretor do Depag (Departamento de Produção Agropecuária), Diego Barberena, explicou como está sendo feita a manutenção no motor.

“Neste final de semana, o motor está sendo retificado e finalizado. Na segunda, será montado e testado. Na terça, será levado para a balsa e montado nela. Então, com certeza, na quarta, a embarcação já estará operando normalmente, e melhor, com segurança para os servidores e moradores”, esclareceu Barberena.

Informações: Roraima em Foco – Foto: Ascom/Seapa