Vândalos depredam novo abrigo de ônibus em frente ao HGR. Quem perde é a população

Na tarde desta quarta-feira, 9, circularam pelas redes sociais e grupos de whats app vídeo e fotos de outro abrigo de ônibus novo, climatizado, que foi depredado por vândalos e teve portas e três vidros quebrados. Desta vez, a ação ocorreu em frente ao Hospital Geral de Roraima, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.

Esta não é a primeira vez que um abrigo sofre com atos de vandalismo. Na última semana, por exemplo, o portal Boa Vista Já chegou a divulgar atos de vandalismo em outro abrigo localizado no Conjunto Pedra Pintada, em frente ao Centro Sócio Educativo (CSE).

“A cada vez que um abrigo é quebrado por criminosos, quem sofre as consequências somos nós, cidadãos e usuários. Sabemos do esforço da prefeitura para trazer sempre o melhor para Boa Vista, mas está sendo bem difícil. Toda semana presenciamos algum bem público quebrado, seja abrigo, brinquedos em praças, etc”, disse uma usuária do transporte coletivo da cidade que preferiu não se identificar.

De acordo com informações da prefeitura, em 2018, foi necessário investir recursos na substituição de quase 3 mil metros de cabos de energia furtados de praças e avenidas, mais de 600 lâmpadas de led e piscas de enfeites de natal de ruas, avenidas, abrigos de ônibus, praças e quiosques. Também foi necessário utilizar recursos para repôr seis centrais de ar das paradas que foram furtadas, além de 98 baterias, 2 controladores de cargas.

Os ataques acontecem de forma indiscriminada. Placas de trânsito, abrigos de ônibus, bancos de praças, fontes da Praça das Águas, iluminação pública das praças, quiosques, furtos de cabos de energia, depredação em ônibus, pichações, playgrounds de praças, lixeiras, furtos de equipamentos de energia solar dos abrigos, são os principais alvos de atos de vandalismo”, diz a prefeitura.

Danificar ou destruir propriedade, seja pública ou privada, de propósito é crime, conforme o artigo 163 do Código Penal brasileiro, e a pena para quem for pego destruindo o patrimônio público pode variar de seis meses a três anos de detenção além de multa.

Quem presenciar um ato criminoso pode acionar a Guarda Municipal, no telefone 153,  a Polícia Militar, pelo telefone 190, ou fazer uma denúncia por meio da Central de Atendimento 156. O apoio da população é muito importante para que possamos punir quem pratica esses atos de vandalismo.